Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

Geriatria - cuidados básicos com os velhinhos .gatinhos e cachorrinhos.




Com a evolução da medicina veterinária e a educação dos proprietários em possibilitar melhores condições de saúde aos seus animais de estimação temos hoje um número crescente de animais idosos, o que faz com que dediquemos cada vez mais tempo e estudo ao assunto.

Assim como seres humanos cães e gatos envelhecem e podem apresentar problemas característicos da idade como dores musculares, problemas de coluna, dores nas articulações, deficiências cardíacas, enfim, uma infinidade de doenças que tendem a aparecer com o decorrer dos anos.

Cabe ao veterinário proporcionar a esse animal idoso uma boa qualidade de vida que será alcançada através da alimentação correta, hábitos regulares e ate medicamentos quando necessário. O processo de envelhecimento varia muito de acordo com a espécie, raça e estilo de vida de cada indivíduo.

A tabela abaixo foi feita baseada no peso do animal indica a idade aproximada em que cães e gatos passam a ser considerados senis:

Cães pequenos (até 9,0 Kg) 10 anos
Cães médios (de 9,1 a 22,0 Kg) 9 anos
Cães grandes (de 22,1 a 40,0 Kg) 8 anos
Cães gigantes (acima de 40,1Kg) 7 anos
Gatos 9 anos

A manutenção da saúde de cães e gatos idosos baseia-se principalmente na educação de seus proprietários uma vez que a prevenção é a melhor arma contra o envelhecimento precoce. É preciso orientação e esclarecimento de dúvidas quanto ao processo de envelhecimento normal e, para isso, é necessário que os animais sejam levados no mínimo uma vez por ano ao veterinário onde serão avaliados e farão exames laboratoriais quando necessário.

Alguns itens devem sempre ser observados pelo proprietário. Veja abaixo uma relação do que consideramos mais importante e caso algum deles mostre variação, não deixe de consultar um profissional de sua confiança.

* Ganho ou perda de peso de forma rápida
* Quantidade de consumo de água e alimentos
* Micção e defecação
* Nível de atividade
* Odores anormais
* Formação de calombos
* Feridas que demoram ou nunca cicatrizam
* Tosse persistente
* Vômito ou diarréia recorrente

Nenhum comentário:

Postar um comentário