Minha lista de blogs

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Salto alto provoca varizes e até trombose Estudo da USP mostrou que o salto plataforma causa mais danos que o agulha




Salto alto provoca varizes e até trombose

Estudo da USP mostrou que o salto plataforma causa mais danos que o agulha.Os saltos de 7 cm, tanto agulha quanto plataforma, foram os que mais deixaram sangue acumulado nas pernas.O uso contínuo do salto alto não causa apenas dores nas mulheres. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo) comprovaram que o salto alto, principalmente quando utilizado por longos períodos, pode dar origem a varizes e outras doenças venosas como vasinhos, flebites (inflamação de uma veia) e até tromboses.

A maioria das doenças venosas é causada pela sobrecarga ou por problemas de circulação sanguínea. De acordo com o médico Wagner Tedeschi Filho, autor do estudo, o salto alto impede que o tornozelo trabalhe em seu ângulo ideal, o que limita a articulação e leva a um encurtamento da panturrilha. Como esse músculo não contrai de forma ideal, ele acaba bombeando mal o sangue. O resultado é que sobra mais sangue na perna.

- Esse resíduo pode provocar hipertensão venosa nos membros inferiores, dando origem a varizes e outras doenças venosas.

A primeira avaliou a influência da altura e do formato dos saltos em trinta mulheres, com idade entre 20 e 35 anos e que não apresentavam problemas de excesso de peso ou de doença venosa. Cada uma das voluntárias foi avaliada em quatro situações: com salto de 3,5 cm; salto agulha de 7 cm; salto anabela de 7 cm; e descalça.

Um aparelho colocado na perna das mulheres (semelhante ao de medir pressão) media a função do sistema venoso da perna e enviava as informações para um computador, que, em tempo real, emitia um gráfico da saúde da perna.

- Esses gráficos nos deram os índices de variação do volume da perna durante um movimento e com isso soubemos se estava ou não havendo problemas no fluxo venoso.Os resultados mostraram que os saltos de 7 cm, tanto agulha quanto plataforma, foram os que mais deixaram sangue acumulado nas pernas, sendo que o mais prejudicial deles é o plataforma. Enquanto o volume residual venoso considerado normal é de 35%, nos saltos plataforma chegaram a 59%, contra 56% no agulha. Já o salto comum, de 3,5 cm, deixou 49% de resíduos, enquanto descalço gerou aproximadamente 35%.

- Não foi apenas uma maior retenção venosa que o salto alto provocou, também ficou prejudicada a capacidade de contração da panturrilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário