Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Alimentação saudável garante cabelo bonito



Alimentação saudável garante cabelo bonito..

Muitas pessoas adoram cuidar dos cabelos gastando verdadeiras fortunas em cosméticos de alto luxo. Além disso, ainda fazem cauterização, hidratação, queratinização e etc. Também cortam os cabelos no tempo certo e protegem os fios dos efeitos nocivos do sol. Ainda assim,, reclamam por terem cabelos opacos, fracos e quebradiços.



Por que isso ocorre?

Segundo o tricologista Valcinir Bedin, do IPTC (Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele), os cabelos são estruturas protéicas, isto é, feitos de aminoácidos, vitaminas e sais minerais. E toda vez que algum desses nutrientes está faltando no corpo de uma pessoa, é possível que ela apresente problemas em seus cabelos.



De acordo com a especialista Ana Beatriz Schmidt , também do IPTCP, a melhor forma de hidratar e dar saúde aos fios é via oral, ou seja, com alimentação. Com uma boa dieta é muito mais fácil e garantido que a pessoa conquiste cabelos fortes e saudáveis. “Quando a pessoa ingere os nutrientes essenciais para o fio, eles podem ser aproveitados por toda a estrutura capilar, atingindo até as células totipotentes, responsáveis pelo crescimento dos fios e que se encontram dentro do folículo piloso. É uma verdadeira nutrição de dentro para fora”, explica Ana Beatriz.



Do contrário, se a pessoa apresentar uma alimentação deficiente, os fios podem cair, ficar frágeis e quebradiços e, inclusive, não nascer. “Às vezes, eles mudam de aspecto, de textura e até de forma, podendo ficar mais lisos ou mais encaracolados”, completa Bedin.



A dieta do cabelo

Resumidamente, o nosso fio necessita de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, que contenham altos teores de ferro, zinco, cobre, vitamina B12 e ácido fólico, como carnes magras, peixes, vegetais verdes, grãos, banana, ameixa, melancia, cereais integrais e laticínios. Além disso, para obtenção de vitamina B6, coma nozes, legumes e frutas secas.



Vitaminas: certamente você já ouviu falar que vitamina A faz bem a saúde e a aparência dos fios, certo? O que muita gente ainda não sabe é que, ao contrário do que se ouve por aí, a vitamina A não entra na composição dos cabelos. “As vitaminas mais importantes para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham essas vitaminas, como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais, são sempre bem vindos”, esclarece o tricologista Valcinir Bedin.



Sais minerais: dentre os sais minerais que mais ajudam na conquista e na manutenção de fios saudáveis estão o ferro, que é encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais verdes (os mais escuros como o brócolis e a couve), o zinco, concentrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos, e o cobre, encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo.



De acordo com Bedin, tanto as proteínas (encontradas nos vegetais, carnes, peixes e derivados do leite), como as vitaminas e os sais minerais, devem estar em grande quantidade no nosso corpo para que sejam aproveitados pelos cabelos, evitando deficiências como a desnutrição grave. “Essa defasagem poderia ocasionar até a perda de cor dos fios”, alerta o especialista.



Por outro lado, algumas precauções devem ser tomadas. “Do ponto de vista nutricional, essas regras valem para todo o tipo de cabelo (crespo, cacheado, ondulado, liso, tingido, quimicamente tratado e etc), porém, quem tem cabelos muito oleosos deve evitar frituras, molhos, manteiga em excesso e outras. Isso só iria piorar a oleosidade dos cabelos”, alerta a dermatologista Ana Beatriz.



Já quem tem cabelos muito secos deve abusar da hidratação via oral, ou seja, tomar ao menos dois litros de água por dia.



Não se iluda

Seguindo todas essas dicas nutricionais, certamente você e seu cabelo se sairão bem. Mas isso não quer dizer que você vai poder dispensar a hidratação, os bons cosméticos e o corte das pontas de dois em dois meses. Portanto, para corrigir problemas como pontas duplas, cabelos quebradiços, caspa e etc, é interessante utilizar também outras armas além da alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário