Minha lista de blogs

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Beber dois copos de água antes da refeição ajuda a emagrecer, diz pesquisa.Copo de água antes de cada refeição: um bom auxílio para emagrecer, sobretu



Beber dois copos de água antes da refeição ajuda a emagrecer, diz pesquisa.Copo de água antes de cada refeição: um bom auxílio para emagrecer, sobretudo para adultos acima de 55 anos.Pais, avós, médicos e professores concordam: beber bastante água faz bem a saúde, sim. Um grupo de cientistas americanos, porém, quer elevar o grau da sabedoria popular. Com um novo estudo, eles afirmam que dois copos de água antes de cada refeição podem ajudar as pessoas a emagrecer.

A conclusão surgiu depois de experimentos conduzidos por doze semanas na Universidade Técnica de Virgínia, na cidade de Blacksburg, nos Estados Unidos. Neles, indivíduos acima do peso e obesos – todos com idade entre 55 e 75 anos – foram divididos aleatoriamente em dois grupos com quantidades abundantes de água a serem tomadas durante todo o dia. Metade era instruída a beber dois copos do líquido antes das três leves refeições diárias, enquanto a outra não recebia qualquer instrução de como ou quando ingerir.O resultado, exposto no site Discovery News, confirmou o que já era esperado pela equipe: as pessoas que rigorosamente beberam água antes das refeições perderam 44% mais massa corporal do que as outras. Isso representaria cinco quilos a menos em três meses.

Segundo os cientistas, a razão para o emagrecimento é física. O consumo de água antes da refeição pode fazer com que as pessoas se sintam saciadas e consumam menos calorias logo em seguida. Tal efeito é ainda mais sentido em adultos mais velhos, pois o trato gastrintestinal se esvazia mais lentamente à medida que envelhecemos, fazendo com que a água provoque uma sensação de saciedade mais duradoura em idosos.

Ainda assim, os cientistas da Universidade Técnica de Virgínia dizem que uma grande quantidade de água pode ser um bom auxílio para dietas de pessoas de todas as idades e biótipos. Entre os motivos, está o fato de que o consumo de água faz com que o corpo produza mais calor, aumente o metabolismo e, por conseguinte, queime mais calorias. Outro fator é que, com mais água ingerida, menor é a probabilidade de a pessoa beber outros líquidos calóricos como refrigerantes e sucos industrializados.

2 comentários: