Minha lista de blogs

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O QUE SÃO RUNAS?



O termo "Runas", em antigo norueguês ("Run"), significa "segredo", e em alemão antigo significa "sussurro". A idéia se resume no próprio termo: Runas são segredos sussurrados. Segundo os antigos mitos, segredos sussurrados pelos deuses para os homens que se abrem para ouvir.

Muitas teorias a respeito da origem das Runas são estudadas, e a mais comum é a teoria latina: as Runas seriam uma adaptação germânica do alfabeto latino.

Há, entretanto, uma interessante teoria que atribui uma origem etrusca às Runas. Os etruscos viviam na parte norte da Itália e tinham uma cultura muito avançada. Nas primeiras décadas do século XX, uma descoberta arqueológica revelou vários elmos de bronze de idade pré-cristã com caracteres gravados extremamente similares aos símbolos rúnicos conhecidos.

Entretanto, a teoria de maior aceitação histórica diz que as Runas são a evolução de um alfabeto pré-histórico, uma vez que seus símbolos são muito similares aos desenhos encontrados em várias cavernas de Europa, feitos nas idades do Bronze e do Ferro (entre 1300 e 800 A.C.).

Numa perspectiva esotéricas, as Runas não são apenas uma forma de escrita, mas também uma simbolização oracular que permite respostas a perguntas feitas.

O ano de 50 d.C. é considerado o momento oficial no qual as Runas passaram a ser utilizadas como símbolos oraculares, muito embora admita-se que este uso é muito anterior à era cristã. E sua capacidade de auxiliar uma pessoa a esclarecer questões de sua vida, fez com que elas ultrapassassem inúmeros povos e civilizações até chegar aos dias atuais.
COMO AS RUNAS FUNCIONAM COMO ORÁCULO?

As Runas funcionam na mesma base da aleatoriedade utilizada no I Ching e no Tarot. Ou seja, através de concentração, é possível acessar respostas que já encontram em seu inconsciente.

Elas captam as energias da mente, e mostram aspectos da nossa vida que ficaram reprimidos dentro de nós. A própria raiz da palavra, rún, significa mistério, mas não se trata de nenhum segredo. O jogo expõe informações armazenadas de tal forma em nossa mente que não conseguimos enxergar com clareza. A análise rúnica traz para frente dos nossos olhos o conhecimento das oportunidades e potências mais profundas que escondemos dentro de cada um de nós.
O QUE VOCÊ PRECISA PARA FAZER UM BOM JOGO?

AÍ VÃO ALGUMAS DICAS:

* 1Escolha um momento calmo para jogar.
* 2Feche os olhos por alguns instantes e procure ouvir sua respiração. Relaxe.
* 3Concentre-se nas questões que deseja esclarecer.
* 4Reflita sobre o significado de cada Runa que você sortear.
* 5Encontre maneiras de aplicar o conhecimento adquirido em seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário