Minha lista de blogs

sábado, 21 de agosto de 2010

Dieta para eliminar o inchaço Emagreça 5kg em 15 dias com uma dieta que impede a retenção de líquidos








Dieta para eliminar o inchaço
Emagreça 5kg em 15 dias com uma dieta que impede a retenção de líquidos.Se você costuma sentir os seios inchados, os pés e as pernas pesadas e o seu peso aumenta de uma hora para outra sem motivo aparente, saiba que a culpa desse quadro pode ser da retenção de líquidos.

De acordo com a endocrinologista Zuleika Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo, esse inchaço ocorre porque o corpo não consegue eliminar a água acumulada.

Afaste esse saleiro!
"Algumas doenças, como hipertensão e insuficiência renal, causam a retenção. Mas, se a mulher não tem nenhum desses problemas, o inchaço pode ser provocado pelo excesso de peso, as alterações hormonais e o aumento do consumo de sal", diz.

Quem se lembra de como Angélica era cheinha na juventude? A apresentadora, que hoje exibe um corpo magro, sofreu com a retenção de líquidos durante muitos anos. Para lidar com o problema, ela apostou na drenagem linfática. "A retenção de líquidos me atrapalha há anos. Mas com a drenagem o inchaço e a celulite diminuem, e as pernas ficam levinhas", conta.

Mas não é só isso: Angélica também não abre mão de uma alimentação saudável - recheada com frutas, verduras e legumes - e malha de três a quatro vezes por semana. Dessa maneira, não há inchaço que sobreviva.

Confira um cardápio poderoso, além de três passos essenciais para expulsar o excesso de água do seu corpo e livre-se, de uma vez por todas, da retenção de líquidos.
Sugestão de cardápio anti-inchaço.Confira as dicas da nutricionista Mariana Del Bosco, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, e perca até 5 kg em 15 dias...

Café da manhã
- 1 fatia de pão integral
- 1 col. (sopa) de requeijão light
- 1 xíc. de chá-verde

Lanche da manhã
- 1 maçã
- 1 iogurte desnatado

Almoço
- 2 col. (sopa) de arroz
- ½ concha de feijão
- 1 prato de salada de agrião e vagem
- 1 filé de frango grelhado
- 1 laranja

Lanche da tarde
- 1 fatia de abacaxi
- 1 iogurte desnatado

Jantar
- 1 prato de sopa de legumes com carne

Ceia
- 1 fatia de melão
- 2 fatias de queijo branco.1º passo: comendo com saúde
Descubra quais são os vilões e os melhores aliados do seu cardápio e livre-se do inchaço.Segundo a nutricionista Mariana Del Bosco, o que você come influenciará diretamente na retenção de líquidos. Descubra quem são os vilões e os melhores aliados do seu cardápio e saia vitoriosa dessa luta anti-inchaço!

- Invista nos chás. Muitos são diuréticos e fazem você eliminar mais líquidos. Os melhores sabores para isso são os cítricos, como limão e laranja.

- Beba bastante água. Ao manter-se bem hidratada, seus rins funcionam melhor, o que é um incentivo para o corpo eliminar o excesso de líquidos.

- Aposte em alimentos diuréticos. Eles fazem você ir ao banheiro mais vezes e, assim, eliminar mais líquidos. Por isso, coma muito mamão, maçã, melancia, morango, agrião, abóbora, morango, beterraba, cenoura, escarola, tomate e pepino.

- Controle o sal. Já reparou como ele absorve a umidade do ambiente? Pois ele age do mesmo jeito no seu corpo: retém o líquido e faz você ir ao banheiro menos vezes. O resultado aparece na barriga e nos seios inchados, na dificuldade de fechar as mãos e nos sapatos apertados.

- Fuja dos refrigerantes. Especialmente no período pré-menstrual. Eles são ricos em sais minerais, que contribuem ainda mais para o corpo ficar inchado.

- Evite alimentos enlatados. Eles são industrializados e possuem muito sódio e conservantes na composição. Isso acaba fazendo você reter ainda mais água no corpo. 2º passo: controle seus hormônios
Saiba mais sobre como o hipotireoidismo e a TPM interferem no inchaço.Eles são vilões para quem sofre com retenção de líquidos. Na TPM, a situação piora. A endocrinologista Zuleika Halpern diz que problemas como hipotireoidismo também provocam inchaço. Veja como fugir desse mal.

- Faça uma atividade física que lhe dê prazer. Mexer o corpo ativa a circulação, o que elimina o excesso de líquidos do organismo. Além disso, os exercícios físicos contribuem para manter os hormônios equilibrados.

- Evite doces. Algumas substâncias presentes em alimentos como balas e chocolates causam irritabilidade, o que faz o inchaço aumentar mais ainda.

- Alivie o estresse diário. Ele acelera a produção de um hormônio chamado cortisol, que contribui para o aumento da retenção de líquidos. Para evitar isso, procure fazer tarefas relaxantes, como ler revistas, passear ou ouvir música.

- Procure especialistas. Para algumas pessoas, mudar de hábitos não é o suficiente. Quando o inchaço interfere no dia a dia, o endocrinologista pode prescrever um remédio para ajudar no controle da retenção.3º passo: massagem corporal
Aprenda a fazer uma drenagem linfática em casa e reduza e sinta a diferença.A drenagem linfática reduz o inchaço e tem efeito imediato. Veja o passo a passo que a esteticista Roseli Siqueira, do Centro de Estética Integrada, ensina e faça em casa mesmo.1. Braços
Com a ponta dos dedos de uma mão, faça pressão média na parte interna do braço contrário (vá do pulso à axila). Repita 3 vezes e troque o braço.

2. Pernas
Em movimentos de baixo pra cima, faça pressão manual leve na perna. Massageie 8 vezes cada uma das 4 "faces" da perna. Repita na coxa.3. Bumbum
Com a palma da mão, pressione a base da coluna vertebral. Aplique uma pressão de média para forte por 5 segundos e relaxe. Repita 3 vezes.

4. Barriga
Pressione levemente (usando todos os dedos unidos), a região da cintura em direção à região pélvica. Repita 10 vezes.5. Pescoço
Pressione levemente a região da clavícula (é o osso que vai desde a base do pescoço até o ombro) por 4 segundos. Repita 3 vezes.

6. Joelho
Estimule a parte de trás do joelho, bem no meio, onde passa a linfa, fazendo movimentos circulares por 4 segundos. Repita 3 vezes.

7. Pés
Com uma bolinha (ou um limão), pressione a planta bem forte por 4 segundos em cada pé. Isso facilita o retorno do sangue aos membros superiores.

Um comentário: