Minha lista de blogs

domingo, 22 de agosto de 2010

Parece que finalmente os brasileiros estão descobrindo os gatos,



Parece que finalmente os brasileiros estão descobrindo os gatos, um animal que a muito tempo é conhecido e respeitado como de estimação pôr muitas pessoas na Europa e nos Estados Unidos.

De forma alguma podemos comparar um gato a um cão. Cada um deles tem jeito especial de ser e são absolutamente diferentes entre si. Quando chegamos com um filhote de gato em casa, em geral basta ter uma caixa apropriada com areia sanitária para gatos (produtos vendidos em pet-shops) e colocá-la em local de fácil acesso para o bichano e pronto, tudo resolvido, ele irá defecar e urinar no local correto sem a necessidade de nenhum treinamento especifico. É necessário que se limpe a caixa diariamente retirando fezes e urina, a areia pode permanecer a mesma por até uma semana.

Gatos são muito higiênicos e não fazem suas necessidades no local correto se ele estiver sujo ou mal cheiroso. Gatos em geral não gostam de passear em coleiras e costumam ficar assustados quando forçados a isso. Essa pode ser uma grande vantagem para muitas pessoas, uma vez que tempo para passear com animais de estimação é mercadoria em extinção nos dias de hoje. Os gatos que moram em casas acabam fazendo seus passeios sozinhos e para aqueles que moram em apartamentos, é altamente indicado a instalação de redes para evitar algum acidente como uma distração com um passarinho voando pôr exemplo e uma queda da janela.

Os gatos são animais muito inteligentes, conhecem e gostam do dono e adoram desfrutar de sua companhia. Costumam fazer agrados esfregando-se nas pernas ou ficando pôr horas deitados no colo. Quando estão felizes e satisfeitos costumam produzir um som que vem da região da garganta e é a forma pela qual manifestam sua alegria. Muitas pessoas ainda confundem esse ronronar do gato a asma ou problemas respiratórios mas isso é só uma manifestação de amizade e confiança característica da espécie, não trazendo nenhuma conseqüência ruim ao ser humano.

Quanto aos problemas de saúde que muitos pensam que só o gato transmite estão cometendo um grande engano. A toxoplasmose, por exemplo, só é transmitida ao ser humano através da ingestão de fezes do gato portador da doença, estas fezes devem estar expostas ao ambiente a no mínimo 3 dias para que os esporos da doença possam estar contaminantes. A toxoplasmose também pode ser transmitida através da ingestão de vegetais mal lavados ou de carne mal passada.

Em relação aos problemas alérgicos, os pêlos e a saliva do gato são realmente fatores alergenos mas só desencadeiam os sintomas de alergia na pessoa que já tem a doença, eles não fazem com que a doença apareça, ela simplesmente se manifesta assim como pessoas alérgicas a leite não podem ingeri-lo nem a seus derivados e pessoas alérgicas a determinados medicamentos não podem toma-lo. É com o crescente número de informações e a queda de muitos mitos como "o gato é um animal traiçoeiro" , "não gosta do dono e sim da casa" , "transmite muitas doenças" , ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário