domingo, 22 de agosto de 2010
Parece que finalmente os brasileiros estão descobrindo os gatos,
Parece que finalmente os brasileiros estão descobrindo os gatos, um animal que a muito tempo é conhecido e respeitado como de estimação pôr muitas pessoas na Europa e nos Estados Unidos.
De forma alguma podemos comparar um gato a um cão. Cada um deles tem jeito especial de ser e são absolutamente diferentes entre si. Quando chegamos com um filhote de gato em casa, em geral basta ter uma caixa apropriada com areia sanitária para gatos (produtos vendidos em pet-shops) e colocá-la em local de fácil acesso para o bichano e pronto, tudo resolvido, ele irá defecar e urinar no local correto sem a necessidade de nenhum treinamento especifico. É necessário que se limpe a caixa diariamente retirando fezes e urina, a areia pode permanecer a mesma por até uma semana.
Gatos são muito higiênicos e não fazem suas necessidades no local correto se ele estiver sujo ou mal cheiroso. Gatos em geral não gostam de passear em coleiras e costumam ficar assustados quando forçados a isso. Essa pode ser uma grande vantagem para muitas pessoas, uma vez que tempo para passear com animais de estimação é mercadoria em extinção nos dias de hoje. Os gatos que moram em casas acabam fazendo seus passeios sozinhos e para aqueles que moram em apartamentos, é altamente indicado a instalação de redes para evitar algum acidente como uma distração com um passarinho voando pôr exemplo e uma queda da janela.
Os gatos são animais muito inteligentes, conhecem e gostam do dono e adoram desfrutar de sua companhia. Costumam fazer agrados esfregando-se nas pernas ou ficando pôr horas deitados no colo. Quando estão felizes e satisfeitos costumam produzir um som que vem da região da garganta e é a forma pela qual manifestam sua alegria. Muitas pessoas ainda confundem esse ronronar do gato a asma ou problemas respiratórios mas isso é só uma manifestação de amizade e confiança característica da espécie, não trazendo nenhuma conseqüência ruim ao ser humano.
Quanto aos problemas de saúde que muitos pensam que só o gato transmite estão cometendo um grande engano. A toxoplasmose, por exemplo, só é transmitida ao ser humano através da ingestão de fezes do gato portador da doença, estas fezes devem estar expostas ao ambiente a no mínimo 3 dias para que os esporos da doença possam estar contaminantes. A toxoplasmose também pode ser transmitida através da ingestão de vegetais mal lavados ou de carne mal passada.
Em relação aos problemas alérgicos, os pêlos e a saliva do gato são realmente fatores alergenos mas só desencadeiam os sintomas de alergia na pessoa que já tem a doença, eles não fazem com que a doença apareça, ela simplesmente se manifesta assim como pessoas alérgicas a leite não podem ingeri-lo nem a seus derivados e pessoas alérgicas a determinados medicamentos não podem toma-lo. É com o crescente número de informações e a queda de muitos mitos como "o gato é um animal traiçoeiro" , "não gosta do dono e sim da casa" , "transmite muitas doenças" , ...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário