Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Café e Diabetes Estudos modernos mostram que o consumo regular de café protege contra o surgimento da diabetes do adulto (Tipo II)




O diabetes melittus ou melito (DM) é uma doença que se caracteriza pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina em exercer seus efeitos. A insulina é que atua para que as células do nosso organismo captem a glicose do sangue, para sobreviverem e exercerem suas diferentes funções. A diabetes ocorre em cerca de 5% da população, constituindo-se num problema de saúde pública. Estima-se que 12 milhões de brasileiros são portadores de diabetes e que 1/3 está sem diagnóstico e tratamento adequado. O diabetes se caracteriza por um conjunto de várias desordens metabólicas. Estas alterações metabólicas se manifestam por hiperglicemia e alterações no metabolismo das proteínas e lipídios. As alterações vasculares são macroangiopatias inespecíficas, como aterosclerose e suas diversas manifestações clínicas, e microangiopatia diabética, a qual compromete principalmente os rins e a retina. Alguns pacientes desenvolvem complicações vasculares, enquanto outros não as apresentam, sendo importante prevenir as complicações nos pacientes de risco. Na atualidade não se dispõe de maneira para a prevenção do surgimento das complicações ou de forma de classificar esses subgrupos. Entretanto, o bom controle metabólico é fundamental no tratamento do diabético.

O diabetes tipo I ou insulino-dependente (tipo infanto-juvenil) se manifesta mais comumente em faixas etárias jovens, com início no crescimento, podendo ocorrer também na idade mais avançada, mas geralmente antes do 30 anos de idade. A evolução é rápida, com facilidade de surgimento de cetose. O paciente é magro, a secreção basal de insulina é nula, sendo o mesmo insulino-dependente.Os sintomas mais freqüentes são poliúria, polidipsia e emagrecimento e as complicações mais comuns são retinopatia e nefropatia, todas passíveis de controle pelo acompanhamento rigoroso da glicemia através do uso de insulina (insulino-dependentes).

O diabetes tipo II ou insulino-independente (tipo adulto) tem início na maturidade, geralmente após os 40 anos, e os pacientes são em sua maioria obesos e a evolução é lenta. O diabetes do tipo 2 é responsável por 90 % dos casos. Há um componente genético importante e, embora a função das células beta esteja diminuída, persiste uma certa capacidade de secreção de insulina, havendo maior resistência ao desenvolvimento de cetose. Os sintomas mais freqüentes são poliúria (diurese abundante), polidipsia (sede intensa) e emagrecimento e as complicações mais comuns são retinopatia e nefropatia, todas passíveis de controle pelo acompanhamento rigoroso da glicemia. O diabetes tipo II, ou insulino-independente (tipo adulto), tem início na maturidade, geralmente após os 40 anos, e os pacientes são em sua maioria obesos e a evolução é lenta. Estudos recentes sugerem que o consumo diário de até 6 xícaras de café pode prevenir o surgimento do diabetes tipo II, não devido a cafeína, mas talvez devido aos ácidos clorogênicos, que na torra do café forma os quinídeos, dentre inúmeras outras substâncias ainda a serem estudadas no café, que não é só cafeína, abrindo uma nova área de pesquisa sobre o papel protetor do consumo de café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário