Minha lista de blogs

domingo, 8 de agosto de 2010

TOXOPLASMOSE FELINA



A Toxoplasmose é transmitida por um parasita, o Toxoplasma gondii, que como qualquer outro parasita é encontrado no solo, na água, portanto em vários ambientes terrestres.
O gato é considerado o único hospedeiro definitivo deste parasita. Hospedeiro definitivo é aquele que alberga as formas adultas do verme, no caso do T.gondii o macho e a fêmea deste parasita que no interior do intestino do gato se reproduzem de forma sexuada gerando oocistos (ovos) que são eliminados no meio ambiente onde vive o gato através de suas fezes.
É considerada uma zoonose porque é uma doença transmitida por animais ao homem. Também a ingestão de carne mal cozida ou mal passada pode conter estes oocistos que ficam na musculatura dos animais de abate, principalmente os bovinos (bois).
Para o gato adquirir este parasita ele também tem que ingerir carne que contenha estes ovos e ingerir terra ou outro ser vivo que albergue este parasita, como a minhoca, por exemplo.
A Toxoplasmose é uma doença grave também em animais imunossuprimidos, isto é, animais que não conseguem se defender de infecções por estarem idosos, mal alimentados ou neonato porque ainda dependem de sistema de defesa que provém do leite materno.
Os principais sintomas da doença são falta de apetite, perda de peso, pneumonia, icterícia(pele e mucosas amarelas) doenças nos olhos e alterações no SNC( cérebro).
O diagnóstico é feito através de exames laboratorial associado ao exame clínico do animal realizado pelo médico veterinário.
A prevenção é feita pela restrição do acesso do animal á rua devido a grande possibilidade de adquirir por contágio de outro gato, restringir a alimentação somente com ração para que animal não adquira o hábito de se alimentar fora de casa ou com outro tipo de alimento e todas aquelas outras medidas como a atenção á higiene,ao calendário de vermifugação e a vacinação.
O tratamento de gatos com drogas antitoxoplasma é muito difícil por ser custoso, prolongado e muito desconfortável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário