

Já tomou seu copo de leite hoje? Ainda não? Por que não gosta ou por que não acha importante? Pois saiba que nesta quarta-feira, dia 17, o Dia do Leite e Derivados será comemorado no Restaurante Popular II, na Região Hospitalar de Belo Horizonte, com cardápio especial de produtos lácteos. Na hora do almoço, entre 11 e 13 horas, serão servidos frango com parmesão, chuchu ao molho branco e salada colorida (cenoura, vagem e mussarela). De sobremesa haverá doce de leite. A proposta é um aquecimento para o o 11º Congresso Pan-Americano do Leite, que acontece na capital, entre os dias 22 e 25.
De uns tempos pra cá, todo mundo cansou de ouvir que o leite é o alimento com maior concentração de cálcio, fundamental para a formação dos ossos, e um dos mais ricos em proteína. O recomendado são três porções diárias da bebida ou de seus derivados (iogurte, queijo, requeijão), desde a infância até os 35 anos de idade. Sabe por quê? para se formar uma poupança óssea.
Como dizem os médicos, "acumular para utilizar no futuro" - acumular o máximo de cálcio para ter um pico de massa óssea. Se a poupança óssea for ótima, aos 70 anos de idade, mesmo perdendo cálcio, a osteoporose poderá ser evitada ou minimizada.
Outra dica é consumir vegetais verde-escuros, expor-se ao sol nos horários de segurança para ativação da vitamina D, importante para fazer o transporte do cálcio para dentro do osso.
O Dia do Leite é uma ação do Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
Nenhum comentário:
Postar um comentário