Minha lista de blogs

domingo, 8 de agosto de 2010

Gatos: quem tem um fala bem ; quem não tem, ainda não encontrou o seu!






Quem tem gato já sabe: eles são dóceis, companheiros, observadores, e extremamente inteligentes. Retribuem aos nossos cuidados de uma forma toda especial, que só quem tem um gato sabe dizer. Muitos aparecem nas nossas vidas meio sem querer, mudando completamente o conceito que tínhamos sobre eles.


CUIDANDO DA SAÚDE DO SEU GATO.

Tratar de um gato é muito simples, mas é importante que alguns cuidados sejam tomados para que eles tenham uma vida longa e saudável. Alimentação balanceada, vermifugação e visitas periódicas ao Veterinário são essenciais, assim como a vacinação, que vai proteger o seu gato contra doenças específicas.

E contra quais doenças o gato deve ser vacinado?

Raiva

A raiva é uma doença fatal tanto para humanos quantos para o seu gato. A raiva não tem tratamento, mas pode ser prevenida com vacina.

Panleucopenia

Doença de origem viral,também conhecida como “parvovirose dos gatos”, produz quadros de diarréia e desidratação que podem evoluir rapidamente para o óbito.

Complexo Gripe Felina

É uma associação de diferentes doenças-Rinotraqueíte,Calicivirose e Clamidiose. Os sintomas são típicos da gripe, e quadros mais severos podem evoluir para pneumonia e óbito.

Leucemia Felina

Seu gato gosta de passear pelas redondezas?Recebe visitas de outros gatos? Você pensa em levar um novo gato para sua casa?
Caso tenha respondido afirmativamente a alguma destas perguntas, é bom considerar o risco da transmissão da Leucemia Felina, uma enfermidade grave transmitida por um retrovírus.
Trata-se de uma doença incurável e de caráter imunossupressor,ou seja, predispõe os felinos a adquirir diversas outras enfermidades.

Transmissão

É transmitida pelo contato com a saliva de outro animal infectado, principalmente através da lambeduras,mordeduras e ainda, contato com comedouros e bebedouros contaminados.

Sintomas

Alguns animais, mesmo infectados, não apresentam os sinais clínicos característicos da Leucemia Felina, por isso é importante uma avaliação criteriosa de um Médico Veterinário.

Em alguns gatos a doença pode se manifestado com a formação de tumores em diversos órgãos.

Tratamento

Infelizmente não existe tratamento eficaz e definitivo para infecções pelo vírus da Leucemia Felina.

Prevenção

Como a Leucemia Felina é uma doença grave e bastante disseminada, a melhor maneira de prevenir é a VACINA com Fel-0-Vax Lvk IV, também conhecida como quíntupla felina.
A vacina Fel-0-Vax IV é a mais completa do mercado e protege seu gato contra cinco enfermidades,inclusive a Leucemia Felina.

6 comentários: