Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

História 4. Cristãos adotam o café





O café era uma bebida consumida intensamente pelos turcos, que também se converteram ao Islamismo, sabendo que assim ficavam mais despertos e ativos para as lutas.Por isto o café era evitado com veemência pelos cristãos. Apenas no final do século XVI é que seu consumo regular foi permitido entre os cristãos, depois que o Papa Clemente VIII (1592-1605) provou e gostou da bebida, que lhe permitia ficar acordado até mais tarde para se dedicar as suas orações a Deus. O Papa aconselhou os cristãos a fazerem o mesmo e o consumo de café começou a aumentar de forma vertiginosa no mundo ocidental.

Introduzido no Novo Mundo pela Companhia das Índias Orientais, o café passou a se tornar um dos principais produtos agrícolas de todos os países. Mas como seu cultivo era difícil na Inglaterra e França, pelo clima frio, este se desenvolveu mais nos países tropicais. A partir do Século XVII, o consumo de café passou a se disseminar por todo o mundo, vindo a se tornar lentamente na mais importante, saudável e barata bebida natural do planeta.

No aspecto médico, o Século XVII também foi brilhante. Foi no Século XVII que começou o surgimento da fisiologia e da anatomia microscópica. A descoberta do microscópio permitiu a visualização e facilitou a substituição da observação passiva pela experiência ativa. A anatomia evoluiu para a "anatomia animada " ou fisiologia. O conhecimento da estrutura foi ampliado e enriquecido com o conhecimento da função. NICOLAUS KOPPERNIGK (1473-1543 ) ou COPÉRNICO , estudou medicina em Pádua e também se dedicou a astronomia. Criou o conceito de que a terra girava em torno do Sol, hipótese que foi comprovada por GALILEO através do uso do telescópio. GALILEO GALILEI (1564-1642 ) foi educado num monastério perto de Florença antes de estudar medicina na Universidade de Pisa e matemática com um professor particular ( tutor ). Aos 25 anos tornou-se professor de matemática da universidade de Pádua. Lá desenvolveu o telescópio e passou a defender as idéias de COPÉRNICO, de que era a Terra junto com os demais planetas que giravam em torno do sol, contrariando o conceito geocêntrico da época. Acabou a última década de sua vida em prisão domiciliar por ordem da Igreja, por defender as idéias absurdas de COPÉRNICO e contrariar o que ensinava a Igreja. Até então era aceito o conceito criado pelo astrônomo grego PTOLOMEU de que a Terra estava localizada imóvel no centro do universo e que os planetas giravam ao redor dela.
William Harvey

O maior avanço científico do século foi a descoberta da circulação do sangue e o desenvolvimento da metodologia científica pelo inglês WILLIAM HARVEY (1578 -1657), um grande admirador e consumidor de café. Embora menções existissem sobre a circulação do sangue, a elaboração não apenas da teoria mas a comprovação morfológica e experimental da circulação do sangue por HARVEY criou uma nova era no pensamento humano - a Era da Experimentação Clínica. HARVEY legou para a história da medicina o raciocínio lógico, onde o médico não é obrigado a aceitar uma teoria apenas porque ela é bonita e conveniente, ou porque ela foi elaborada por alguém famoso e influente. HARVEY rejeitou definitivamente a teoria de GALENO sobre a circulação do sangue e ensinou a todo médico que ele não deve acreditar em tudo que lhe é informado. Deve confirmar tudo que for possível. Esta é a única maneira de existir progresso, evolução e conhecimento. HARVEY entretanto, como um bom médico, cometeu alguns erros. Era um monarquista convicto e não apoiou partidos de oposição. Os políticos da época exigiam mudanças na Inglaterra, pois havia muita concentração de renda, enquanto que o povo padecia de problemas comuns de saúde e existiam poucas medidas reais visando beneficiar a saúde da população. Como HARVEY insistisse em se omitir de participação política, sua descoberta recebeu violenta oposição principalmente pelos grandes nomes da época e seguidores de GALENO e outras autoridades do passado, munidos de grande dose de inveja e cobiça. HARVEY tratou-os com indiferença, preferindo não criar polêmica, pois seus colegas que estavam mais interessados em combatê-lo do que em provar que estava errado, mesmo no campo político. HARVEY afirmava que a discussão iguala um gênio e um tolo, e que os tolos sabiam disso, sendo esta a única forma de conseguirem igualdade. Defendia a idéia de que a melhor atuação política era a produção, e não a discussão, algo comum naquela época. HARVEY era um político monarquista amigo do rei CARLOS I e continuou seu trabalho. A descoberta da circulação de HARVEY levou a duas conclusões lógicas: a possibilidade do uso intravenoso ( IV) de medicamentos, uma pesquisa efetuada em 1656 por Sir CHRISTOPHER WREN, assistido por BOYLE e WILKINS; e a possibilidade da transfusão de sangue. Harvey recomendava o consumo de café para todas as pessoas e todos os seus pacientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário