Minha lista de blogs

domingo, 9 de janeiro de 2011

Dicas para se planejar para as dívidas e impostos de início de ano

Agora que passou toda a euforia das festas de fim de ano, é hora de pensar nos famigerados impostos do início do ano. Tem IPTU para casa ou apartamento, IPVA do carro, o cartão de crédito que vai vir recheado das compras de Natal... sem contar a compra do material escolar da criançada. Ufa! Haja fôlego! E se você não quiser ir para o vermelho em 2011, é melhor se programar. Quem conseguiu economizar o 13º deve pagar todas as dívidas sem problemas. Já quem não guardou... que se prepare porque é nesse período que o orçamento familiar é bem castigado. Presta a atenção nas dicas para visualizar o tamanho do "estrago":

- Identifique suas dívidas que cobram maiores juros, e esforce-se para pagá-las primeiro. - Proponha um desconto para sua dívida ou parcele o saldo, desde que ele comprometa no máximo 15% da sua renda.
- Só faça uma dívida para pagar outra se a segunda cobrar juros menores.
- Pare de usar cartão e cheque pré-datado.
- Redobre a atenção aos pequenos gastos.
- E, finalmente, organize seus novos gastos em uma planilha. Sobre os impostos

O imposto predial e territorial urbano, o IPTU, e o imposto sobre propriedade de veículos automotores, o IPVA, são as principais despesas que precisamos pagar nesse início de ano. Alguns municípios e estados oferecem descontos ou parcelamentos dos tributos em até dez vezes. A dica é se informar - com as secretarias de fazenda - sobre datas e descontos, que variam de cidade pra cidade.

E as notícias não são muito boas não. O IPTU vai ficar mais caro em 2011. No rio de janeiro, o reajuste será de 5,79% em relação ao cobrado no ano passado. Em São Paulo, o aumento será de 5,5%. Fique atento porque a distribuição dos carnês vai acontecer nesses primeiros meses e quem pagar à vista tem desconto. Mas preste atenção ao conselho dos especialistas: se o desconto for menor que 8%, não compensa se endividar pra quitar de uma vez só.
Nesse caso, parcele e pague com calma durante o ano.

Pra quem tem filhos, as contas não param. A molecada está de férias. Mas daqui a pouco é hora de comprar o material escolar. Mochila, estojo, uniforme, é tanta coisa... Que os pais ficam até perdidos. Mas existem alguns truques pra driblar os altos preços. Os economistas recomendam que os pais se juntem para comprar os livros na própria editora - por exemplo. O resto do material também pode ser comprado por essa "força tarefa" diretamente nas lojas de atacado. As duas opções oferecem descontos bem maiores do que as papelarias e livrarias.

Outras medidas também podem dar uma forcinha na hora de poupar. Soluções práticas - que podemos fazer dentro de casa. Pouca gente sabe, mas quem vai viajar pode economizar muito dinheiro com a suspensão temporária de alguns serviços como a entrega de revistas e jornais, a internet e até a TV por assinatura. Reduzir o consumo de eletricidade também é uma ótima opção. Uma dica simples e eficiente é tirar os equipamentos eletrônicos da tomada. Aquela luz que fica acesa mesmo com o aparelho desligado também gasta energia.E se você não quiser ir pro vermelho em 2011 é melhor se programar. Veja as dicas para ajuda a visualizar o tamanho do estrago. Mais Você Ana Maria Braga IPTU entretenimento impostos e tributos orçamento dinheiro IPVA Rede Globo variedades dívida programas de variedades gastos material escolar

2 comentários:

  1. OI, Laura
    Passo,com calma,pra desejar-lhe um Novo Ano cheio de paz e prosperidade em todos os sentidos...
    Cheguei anteontem de viagem...
    As minhas férias foram deliciosas... Junto à família tudo é bom demais!!!
    Que belas instruções nos dá!!! Mãos à obra!!!
    Bjs com gostinho de início de ano

    ResponderExcluir
  2. obrigada amiguxa. que venha o 2011 cheio de saude e paz...pra dar tudo certo. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir