Minha lista de blogs

domingo, 8 de agosto de 2010

Campanha de vacinação contra a raiva animal começa no sábado







Rio - A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC), com o objetivo de manter a controle da raiva animal, dá início no sábado, dia 7, à campanha “Rio sem raiva 2010!”. A meta do município é vacinar 528 mil cães e 152 mil gatos, um total de 680 mil animais. Ao todo, 1.080 postos fixos e móveis, incluindo postos de saúde, escolas e associações de moradores, estarão à disposição da população.

A campanha terá cinco etapas, abrangendo todos os bairros do município. A primeira, neste sábado, atenderá a população da Zona Portuária, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Santa Tereza, Mangueira, Benfica, São Cristóvão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú, Ilha do Governador e Zona Sul. Os postos funcionarão das 8h às 17h. As etapas seguintes acontecerão nos dias 28 de agosto, 18 de setembro, 16 de outubro e 6 de novembro.

Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado, daí a importância da vacinação. A doença possui grau de letalidade próximo a 100%, e, no município do Rio está controlada há 25 anos.

Na hora de levar o animal de estimação para vacinar, deve-se tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia, já os gatos, em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que possuem temperamento agressivo devem estar com focinheira. Os donos de animais que quiserem esclarecer outras dúvidas e obter informações sobre a listagem dos postos na cidade podem ligar para o Telessaúde (3523-4025) ou acessar a página da SMSDC na internet, em www.rio.rj.gov.br/web/smsdc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário