Minha lista de blogs

sábado, 14 de agosto de 2010

Crianças de até 5 anos devem ser vacinadas contra pólio neste sábado Segunda etapa de campanha pretende imunizar 14,6 milhões de crianças. Mais de 11






Crianças de até 5 anos devem ser vacinadas contra pólio neste sábado
Segunda etapa de campanha pretende imunizar 14,6 milhões de crianças.
Mais de 115 mil postos oferecem a vacina em todo o país.
A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ocorre neste sábado (14), em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas em qualquer um dos 115 mil postos de vacinação. A meta é imunizar 95% da população nessa faixa etária, o que corresponde a 14,6 milhões de crianças.

A vacinação contra a paralisia infantil é administrada via oral, e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. Ainda assim, o ministério alerta que todas as crianças menores de 5 anos tomem as duas doses da vacina durante a Campanha Nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A primeira etapa da vacinação ocorreu em 12 de junho. Crianças que não foram vacinadas na ocasião podem e devem ser imunizadas neste sábado. Os pais devem procurar a Secretaria de Saúde do seu município para informações sobre locais de vacinação e horários de funcionamento dos postos. Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

A vacina contra a pólio não apresenta contraindicações, porém recomenda-se que crianças que estejam com febre acima de 38 graus ou com alguma infecção sejam avaliadas por um médico antes de receberem as gotinhas. A vacina também não é recomendada para crianças que tenham problemas de imunodepressão (como câncer e Aids ou outras doenças que afetem o sistema imunológico).

Brasil sem poliomielite
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação.

Porém, a doença ainda é comum em outras partes do mundo. A imunização previne contra os riscos de importação de casos provenientes de outros países que ainda registram a doença, principalmente dos que têm relações comerciais ou um fluxo migratório com o Brasil, como é o caso de alguns países africanos e asiáticos.

5 comentários:

  1. Hoje tirei o dia para conhecer novos blogs, interagir e fazer novas amizades.

    Fica aqui o convite para conhecer o meu blog, serás bem vinda.

    Fim de semana de luz.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. ainda se vacina as crianças contra a polio? pensei que essa vacina já estivesse ultrapassada.

    ResponderExcluir
  3. a propósito de gatos de de superstição eu nao acredito nisso e alias tenho 2 gatos pretos em casa que me fazem companhia até na sexta feira dia 13. kis :)

    ResponderExcluir
  4. Meus netos foram vacinados hoje......grande post......bjks....Gil...bom domingo....

    ResponderExcluir
  5. amados (as) amei os seus comentarios voltem sempre. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir