Minha lista de blogs

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Não Compre, Adote !!!Cuidados Essenciais.











Adotar um gato é ainda melhor do que comprá-lo. Fazendo isso, você contribuirá para diminuir o número de animais abandonados nas ruas. E estará dando um exemplo a seus filhos e amigos, incentivando-os a ver o animal como um ser vivo que merece carinho e respeito, e não como um objeto descartável de consumo.
Não há sensação melhor no mundo que a de ver um bichinho abandonado desabrochar depois de ser adotado por alguém de bom coração. É impressionante ver como os animais se transformam, passando de coisinhas tristes, desanimadas e doentes a bichos saudáveis, bonitos e travessos.
Eu não tenho absolutamente nada contra os animais provindos de gatis, mas pense que há muitos gatos que não terão a menor chance de encontrarem um lar tão feliz como a maioria dos gatos de raça certamente encontrará.

Indeciso se adota ou não ?

Saiba que antes de mais nada, adotar é um ato de amor. Todos os anos centenas de animais são jogados nas ruas, e, se não encontram um dono, morrem em menos de um ano, de doenças, atropelamento, ou vítimas da maldade humana.
Não bastasse ser um gesto humanitário, a adoção ainda traz felicidade.
Nos últimos anos, foram feitas diversas pesquisas com donos de animais, somente para descobrir o que todos já sabiam na prática. Ter animais em casa traz felicidade.
Pessoas que têm animais são mais satisfeitas com a vida, e mais ajustadas. São menos propensas ao stress e expressam melhor seus sentimentos. Falam com seus animais quando deprimidos e confiam-lhes todos os segredos. Sua fidelidade e amor incondicionais ajudam a nos conhecer melhor. Conviver com os animais nos torna mais humanos.
Os animais são positivos às pessoas em todos os sentidos. Uma das pesquisas indica inclusive que donos de animais têm maior tendência a subir na profissão e ganhar mais. A felicidade também é lucrativa.
Os ganhos para a saúde também são significativos. O ato de acariciar um animal é relaxante e está provado que reduz o risco de problemas cardíacos. Além disso, ter animais levanta o astral e induz ao equilíbrio. Pessoas que têm animais ficam doentes menos vezes. Os animais influenciam até mesmo na cura de doenças que abalam não só o corpo, mas também o espírito. Ninguém sabia disso melhor do que Nise da Silveira, pioneira no Brasil no uso de animais de estimação para combater desequilíbrios mentais. Atualmente, no mundo todo cães, gatos, coelhos, cavalos, aves e até mesmo peixes são utilizados como auxiliares do tratamento de doentes e idosos em hospitais e instrumentos de terapia para portadores de deficiências.
Algumas pessoas se tornam tão ligadas a seus animais que não conseguem se separar deles nem mesmo quando viajam. Muitos hotéis já aceitam hóspedes de quatro patas. Nos Estados Unidos, há até mesmo um hotel para donos de gatos que viajam sozinhos. O hotel fica na cidadezinha de Robshaw, em Minnesota, e oferece aos hóspedes, entre outros serviços, a opção de passar a noite com um dos gatos da casa. A maioria das pessoas adora.
Para crianças, não há companhia melhor. Os animais de estimação se tornam amigos para toda a vida, trazendo lições valiosas e fundamentais sobre a vida, o respeito e os sentimentos, além de aumentar a independência e o senso de responsabilidade. Crianças tímidas podem tornar-se mais desembaraçadas com o apoio de um gato ou cãozinho. Crianças bagunceiras podem tornar-se mais responsáveis ao ter que enfrentar o desafio de cuidar de um animal. Crianças agressivas se transformam ao conviver com animais amorosos.
Uma tese da veterinária Hamelore Fichs, apresentada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, comprovou que os animais de estimação podem exercer uma influência muito benéfica sobre as pessoas.Ela gravou dezenas de entrevistas com adultos ,esmiuçando as relações entre animais domésticos e seres humanos, e tirou algumas conclusões importantes.
Os animais fazem qualquer pessoa sentir-se útil e importante, pois dependem dela para sobreviver.
Oferecem companhia a toda hora e quase nunca exigem algo em troca. Podem ocupar o mesmo espaço afetivo de um parente ou amigo.
Simbolizam um dos poucos elos entre o homem moderno e a natureza.Fazem rir, fornecem as primeiras noções de reprodução e morte as crianças, funcionam como ótimos "confidentes"e , quando estão descansando, transmitem paz para quem os observa. Não é o bastante?
Os animais nos tornam pessoas melhores, mais tolerantes e sensíveis, mais apaixonadas e esperançosas. O amor pelos animais faz crescer em todos nós o entusiasmo pela vida.

A Escolha

Ao escolher seu gato, é importante levar em consideração seu temperamento, o espaço onde você mora e a sua disponibilidade de tempo. Um gato agitado certamente sofrerá muito ao ser deixado sozinho por longos períodos. Um gato tímido e ou nervoso não se adaptará bem à lares barulhentos , assim como um gato sociável sentirá falta do convívio com outros gatos e seres humanos. Considere a possibilidade de ficar com dois gatos. É muito melhor para eles e muito mais divertido !
Outros aspectos importantes dizem respeito à saúde do gato. É fundamental fazer um exame completo no gatinho, observando bem a aparência do pelo, da pele, se tem pulgas ou outros parasitas, sarna de orelha, etc.
Qualquer um destes sintomas não impede em absoluto que você leve o seu eleito para casa. Muitas vezes somos cativados justamente por aquela carinha meiga de quem está precisando de carinho... Não deixe que pequenos problemas impeçam que você conquiste um amigo para toda a vida.

Ainda em dúvida se quer um animal de raça ?

Saiba que eles também podem ser encontrados nas ruas de todo o país, nos parques e praças, e até mesmo nos Centros de Controle de Zoonoses.
Mas antes me responda... Que raça é a sua ?

Antes de adotar...

Antes de mais nada, é preciso saber que a chegada do gato em sua casa irá mudar sua vida por um longo período de tempo. Portanto, pense bem nas conseqüências de ter ao seu lado uma vida que estará sob sua inteira responsabilidade. Se você não se sentir disposto a arcar com os custos que um animal acarreta, é melhor não adotá-lo. Muitos animais são abandonados todos os anos e largados à mercê de pessoas cruéis por puro descaso e irresponsabilidade.

Ainda assim quer adotar ?

Se apesar disso tudo, você estiver disposto a ter um gatinho, meus parabéns ! Você ganhará um companheiro dedicado que lhe trará incontáveis momentos de alegria.
Outra coisa em que você deve pensar é se você terá tempo para cuidar de um filhote. Se você for uma pessoa muito ocupada, ou se simplesmente não ligar para a idade do seu gato, adote um animal já adulto. Eles são a maioria nos abrigos e você terá um amigo pra lá de agradecido !Cuidados Essenciais

Tudo o que o seu gato precisa, de forma bem resumida, para ficar mais fácil de imprimir e guardar.

Alimentação

Ração seca, de preferência de boa qualidade, com prevenção de problemas urinários. Ração úmida também pode ser dada, mas observe se o gato não apresenta nenhuma reação adversa. Petiscos industrializados e próprios para gatos são permitidos, mas não devem substituir a comida. Ração de cachorro é prejudicial à saúde do gato, pois não possui taurina. Leite, peixe, carne e outros alimentos humanos devem ser evitados. Nunca dê comidas gordurosas, chocolate ou cebola para o seu gato.
A ração deve ser deixada à disposição do gato, assim como a água, sempre fresca. Gatos não comem de uma só vez como os cães, mas sim aos pouquinhos, daí a necessidade de estarem sempre se alimentando.

Higiene

O gato é um animal limpo por natureza, e não gosta de lugares sujos. Ele precisará de uma caixinha para fazer as necessidades. Essa caixinha pode ser forrada com jornal, que é mais barato mas tem que ser trocado com uma freqüência muito grande. Prefira as areias sanitárias à venda no mercado. As areias tipo "scoop" ( bem fininhas ) são as melhores, pois formam torrões firmes e evitam desperdício. Mantenha a caixinha sempre limpa, ou o gato provavelmente irá procurar outro lugar para usar de banheiro.
Banhos não são necessários em animais de pelo curto, a não ser que o gato esteja muito sujo ou com dificuldades para se limpar. Gatos de pelo longo devem ser banhados regularmente e escovados todos os dias.
É recomendável manter as unhas aparadas, com tesoura própria para gatos. Olhos e ouvidos devem ser limpos conforme a necessidade. Use somente soro fisiológico para limpar os olhos. Nos ouvidos, pode-se usar algum produto específico.

Vacinação

O gato deve ser vacinado anualmente com uma destas três vacinas:
- tríplice ( calicivirose+panleucopenia+rinotraqueíte )
- quádrupla ( calicivirose+panleucopenia+rinotraqueíte+clamidiose )
- quíntupla ( as quatro anteriores+leucemia viral felina ou FeLV )

Os filhotes tomam duas ou três doses de vacina em seus primeiros meses de vida, conforme a orientação do veterinário.
A vacinação contra a raiva é obrigatória na maioria das cidades brasileiras, mas não é necessária em animais que vivem dentro de casa, sem contato com os da rua, ou outros mamíferos, como o morcego.

Vermifugação

Assim como os cães, os gatos também podem ser infestados por parasitas, e devem ser vermifugados a intervalos regulares.

Outras Dicas:

- Manter o gato dentro de casa sempre, para evitar acidentes, maus tratos, envenenamento ou viroses.
- Telar janelas, varandas, e qualquer outro local de onde o gato possa cair:
- Castrar é uma necessidade, pois além de evitar a superpopulação, garante que o animal não terá no futuro problemas como câncer de mama, de próstata, etc.

7 comentários:

  1. Oi ! Muito legal seu blog ! Morri de rir com aquele post do Milkbar, eu também adorava esse chocolate (aliás, amo chocolate !). Adorei o video do programa da Ana Maria, mas sempre acho que ela não gosta muito de gatos...não é a 1ª vez que ela pergunta se os gatos conhecem os donos ! Óbvio! Pelo menos mostrou às pessoas como os gatos são lindos e meigos e fáceis de cuidar !
    Obrigada por me seguir !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. valeu amiguxa. ainda bem que vc gostou. fico feliz. seu blog é linderrimo. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  3. superbe fotografii iar blogul este f interesant,felicitari

    ResponderExcluir
  4. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    LAURABEU

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER Y CHOCOLATE.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  5. José .Amei suas palavras poetizadas. amo poesias. amo tudo que é belissimo. amo vc amiguxo de meu coração. obrigada beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Laura!
    Puxa, amei o blog!
    Eu AMO gatos! De todas as cores, hihi.
    Obrigada pela visita ao meu blog. E parabéns por esse texto, muito esclarecedor. Eu sempre faço campanha de adoção de animais abandonados, já adotei mais de treze gatos ao longo da minha vida. Atualmente tenho duas filhotas.
    Um bom final de semana pra ti e pra todos os apaixonados por felinos.
    bjs,
    Denise

    ResponderExcluir
  7. valeu amiguxa amada beijinhos no coração.

    ResponderExcluir