Minha lista de blogs

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CONDUTA DIANTE DE UM GATO COM OBSTRUÇÃO URETRAL.

Heloísa Justen M. de Souza

O exame clínico acurado do gato com uropatia obstrutiva irá depender do seu temperamento e da severidade e tempo da obstrução uretral.

Para a inspeção da uretra peniana, implica na retração do prepúcio e exposição do pênis. Aconselho a contenção química do gato para a obtenção de um melhor manejo, com o emprego do cloridrato de quetamina associada ao diazepam, administrados por via endovenosa. Desta forma, observamos cuidadosamente a presença ou não de tampão uretral ou urólito na porção distal da uretra peniana. Estes podem ser removidos através de massagens suaves no pênis do gato. Caso não se obtenha sucesso com esta manobra, verifica-se se a vesícula urinária está muito repleta. Uma descompressão da bexiga superdistendida, por meio da cistocentese, pode facilitar a repulsão de tampões ou urólitos para o interior da vesícula urinária e diminuir a pressão intra-uretral.

O terceiro passo é a introdução da sonda no lúmem uretral até alcançar a oclusão mecânica (tampão, urólito, coágulos etc...). A porção proximal da sonda uretral deve ser arredondada e lubrificada com lubrificante estéril. As sondas ou cateteres uretrais de polipropileno "Tomcat catheters – open end" são as preferidas para desobstrução uretral em gatos. Quantidades copiosas de solução salina estéril são impelidas sob pressão, deixando que ocorra o escoamento do líquido ao redor da sonda. Após administrar soro pela sonda, o qual reflui, verificamos se este volume de líquido foi necessário para amolecer os tampões uretrais, por meio de uma ligeira compressão manual da vesícula urinária criando uma pressão intra-uretral. Na minha experiência, a maioria dos tampões uretrais são expelidos da uretra após esta manobra, não havendo necessidade de cateterizar toda a uretra, pois o local mais comum de obstrução uretral é na uretra peniana, que apresenta um diâmetro interno em média de 0,7mm.

No entanto, alguns gatos não conseguem ser desobstruídos e realiza-se um quarto procedimento, onde a uretra é ocluida distalmente e a solução salina é impelida, forçando o tampão uretral para o interior da vesícula urinária. Este procedimento feito de forma incorreta é responsável pelo grande número de gatos que chegam ao Hospital Veterinário da UFRRJ com ruptura de uretra e extravasamento de urina pelo tecido celular subcutâneo. A sonda uretral deve penetra cerca de 1,0 cm no interior da uretra peniana, depois o pênis deve ser tracionado dorsocaudalmente fazendo com que a uretra fique paralela à coluna vertebral, viabilizando a cateterização mais proximal da uretra, não havendo impedimento da curvatura pélvica. Estando a uretra cateterizada, remove-se a urina da bexiga e introduz-se uma solução salina, retirando posteriormente a solução, repetindo o procedimento até que o líquido venha claro e sem debris. A vesícula urinária é gentilmente comprimida e verificamos o calibre do fluxo urinário.

Texto extraído do site: http://www.petsite.com.br/

14 comentários:

  1. Olá,

    Estou passando por esse problema com meu gato.
    Ele está com obstrução, já foi feito o procedimento com a sonda, trouxemos ele para casa, mas voltou a obstruir.
    O veterinário disse que tentaria novamente o procedimento, porém deixaria ele mais tempo com a sonda. Caso ele continue tendo dificuldades para urinar seria necessária a cirurgia, onde ele tiraria o pênis e alargaria a uretra.
    Depois dessa cirurgia pode voltar a acontecer a obstrução?

    ResponderExcluir
  2. Não acontece mais. Mas é só trocar a ração q dá certo.

    ResponderExcluir
  3. Aconteceu com o meu já passou pela segunda cirúrgica e ainda obstrui vai passar pela 3 cirurgia.estou desesperada de ver o sofrimento do meu gato....

    ResponderExcluir
  4. O meu gato fez a desobstrução, ficou internado por 2 dias, usando sonda e soro. Tirei ele porque os valores das diarias eram muito altos (150 por dia).
    Chegando em casa, ele faz xixi na caixinha de areia a cada minuto. E faz pouco xixi, só algumas gotas, aparenta ter dor e lambe constantemente. Isso é normal? Estou desesperado, em dois dias ja gastei 500 reais, não tenho mais condições!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem ja passou por problema semelhante com seu gatinho?

      Excluir
    2. queria saber pois o meu está do mesmo jeito.
      (Seu gato melhorou?)

      Excluir
    3. O meu ficou internado 3 dias, ele deixou com a sonda por 2 dias e tirou, depois disso ele só seria liberado se fizesse xixi e fez, gastei 700$ em 3 dias, com medicacoes, diária e alimentação, é normal quando ele voltar pra casa e ficar fazendo xixi aos poucos e em todo lugar, depois vai melhorando, mas troca a ração por uma pra gato castrado e coloque vasilhas de água por todo lugar pra incentivar wlwa beber agua

      Excluir
  5. Nossa eu também gostaria de saber o que fazer. Deixei meu gato na clínica para desobstrução urinária. Disseram que três dias podia dar alta. Mas no terceiro dia telefonei para saber então disseram que estava só no soro. Então questionei porque a diária é 120,00 fui buscá-lo e ele estava com sonda. Eu trouxe para casa e estou desnorteada. Ele está tão tristonho e quieto. Se está com sonda e para sair urina mas não estou vendo nada molhado.

    ResponderExcluir
  6. Meu gato operou penectomia foi pra casa com soda a sonda saiu enbet está fechado hoje e domingo o que eu faço da pra esperar até segunda estou desesperada e não consigo falar com o ver

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode me dizer o que aconteceu? Meu gato estava com a sonda e acabou de cair e o veterinario esta fechado, estou desesperada. Vamos ter q esperar ate amanha, o que aconteceu com o seu quando a sonda caiu?

      Excluir
  7. Oi meu gato fez a operação sondou e não tem pedrinhas.Mas continua a fazer xixi em gotas e fazer força.Esta comendo ração especial. Será estresse ou ainda tem outros exames q se pode fazer?

    ResponderExcluir
  8. Oq eu faco quando o gato tira a sonda do pipizinho oq fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me contar o que houve com seu gato? Estou na mesma situaçao estou desesperada o meu acabou de tirar a sonda e o veterinario esta fechado hoje, nao sei o que fazer

      Excluir
  9. Bom dia, meu gato fez a penectomia faz 60 dias, agora obstruiu de novo, conseguiram desobstruir e colocaram a sonda, está com o colar até amanhã...triste, desanimado... dou racao só de castrado, já gastei $1800 e estou desempregada, agora minha dúvida é se pode obstruir de novo..

    ResponderExcluir