Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de julho de 2010

DOENÇAS - SINAIS DE ALERTA




Observe sempre seu gato, e fique atento à qualquer comportamento estranho ou fora do normal. Gatos doentes mudam muito seu modo de agir. Muitas vezes se escondem, recusam-se a comer e param até mesmo de se preocupar com a higiene.
O cuidado com a higiene, aliás, é uma das características mais marcantes da personalidade felina. Os gatos parecem sempre estar preocupados com a limpeza e o asseio. Por isso, mantenha sempre a bandeja sanitária limpa, trocando a areia regularmente, pois o seu gatinho pode se sentir tentado a fazer suas necessidades fora da caixa caso ela esteja suja.
Os gatos costumam limpar-se a todo momento; entretanto, você deve ajudá-lo em sua higiene diária, sobretudo se ele tiver pêlos longos. O gato deve ser penteado todos os dias ( duas vezes ao dia para as raças de pelo longo ), coisa que a maioria dos gatos aceita bem. A pelagem deve ser bem escovada com pente e escova próprios para gatos, a fim de remover os pêlos mortos. Este cuidado é fundamental principalmente nas raças de pelo longo, e ajuda a diminuir as "bolas de pelo", que se formam no estômago do gato, causadas pelos pêlos engolidos ao se lamber. Geralmente os gatos expelem essas bolas por vômitos ou pelas fezes, mas, em alguns casos, a bola pode se instalar e precisar ser retirada cirurgicamente.
Como seu gato não deve sair na rua nem precisa das unhas para se defender, você pode apará-las. Isto exige alguma habilidade, para não cortar muito rente à carne ou aos vasos sanguíneos, portanto NÃO faça isso sem orientação. Somente a pontinha das unhas deve ser aparada. O uso de arranhadores deve ser estimulado.
É aconselhável também acostumá-lo a ter os dentes escovados ao menos uma vez por semana, sempre com escovas e pasta própria para gatos. Se você não dispuser da pasta, use somente água.
As orelhas devem ser sempre limpas com algodão macio e seco. Orelhas com excesso de cera podem significar otite.
No caso dos persas, principalmente, deve-se manter os olhos e o pelo em volta sempre limpos, usando um algodão embebido em soro fisiológico. O lacrimejamento é normal nesta raça, portanto não utilize nenhum medicamento nos olhos do seu gato.
Muitas pessoas acreditam que os gatos não podem ou não precisam tomar banho. No entanto, isso de forma alguma corresponde à verdade. Mesmo um gato de pelo curto pode precisar de um bom banho de vez em quando. Por isso, é bom que o gato se acostume a ser banhado desde bem pequeno. O hábito certamente não o fará gostar disso, mas o tornará menos avesso à idéia.
Uma outra medida importante é a vermifugação, que deve ser feita de tempos em tempos para prevenir infestações parasitárias. Peça orientação ao seu veterinário para traçar um plano de vermifugação.
Mesmo os gatos mais bem tratados podem apresentar problemas de vez em quando. Por isso, esteja sempre atento. Se o seu gatinho parecer doente, leve-o o mais depressa possível ao veterinário. NÃO tente resolver o problema em casa. Os gatos são animais muito sensíveis, e sintomas que parecem pouco importantes podem rapidamente se agravar. Mesmo um simples espirro pode ser o primeiro sintoma de doenças respiratórias graves. Só o seu veterinário está qualificado para diagnosticar corretamente qualquer problema.
Procure observar todos os sintomas, a fim de apresentar ao veterinário um relatório completo e preciso das condições do gato. Veja alguns sintomas que merecem atenção:

- Diarréia ou prisão de ventre persistente;
- Perda de pelos e/ou coceira;
- Perda de apetite;
- Aumento na ingestão de água e/ou comida;
- Dificuldade de urinar ou incontinência urinária;
- Sangue ou vermes nas fezes ou na urina;
- Vômitos repetidos;
- Desmaios;
- Paralisia;
- Secreções no nariz, olhos ou ouvidos;
- Pálpebras avermelhadas ou inchadas;
- Espirros repetidos;
- Tosse:
- Febre ( a temperatura normal fica entre 38/39 graus );
- Respiração irregular ou forçada;
- Edemas;
- Inchaços;
- Sangramentos de qualquer espécie;
- Parasitas;
- Gengivas e/ou boca arroxeadas ou descoradas;
- Dentes quebrados;
- Mau hálito.

Estando sempre atento, é muito mais fácil prevenir !

LEMBRETES:

Gatos NÃO podem ficar sem comer, sob risco de lipidose hepática. Mantenha o gato alimentado, nem que para isso seja necessário alimentá-lo com seringa;
Sopinha de bebê NÃO deve ser usada na alimentação de um gato debilitado. Ela contém cebola, que mesmo em pequenas quantidades pode causar anemia, agravando o problema já existente;
A melhor coisa para um gato debilitado é o patê em lata A/D da Hills. Caso não exista A/D disponível na sua cidade, substitua por ração de filhote de boa qualidade moída e misturada com água;
Alguns remédios são fatais para o gato, NÃO medique por conta própria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário