Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de julho de 2010

RESGATANDO FERAIS .


Gatos selvagens, que viveram nas ruas durante toda a sua vida podem ser bem difíceis de resgatar. O mesmo geralmente não acontece com os filhotes, que você pode capturar facilmente e levar para casa.
Um gato selvagem adulto também terá maior dificuldade de adaptação, mas vale a pena tentar. Veja como você deve agir para proceder o resgate:

Inicialmente, comece por alimentar sistematicamente o gato, sempre na mesma hora, recolhendo sempre os restos de comida depois dele se alimentar.

Algum tempo depois, o gato se acostumará com sua presença, e poderá já estar bastante confiante para se aproximar de você, e, quem sabe, até mesmo deixar que você o toque. Só toque o gato se você estiver absolutamente certo de que ele permitirá. Não se esqueça que ele tem as unhas afiadas e não hesitará em usá-las em você.

Providencie alguns cuidados com sua segurança e saúde. Arranhões e mordidas de gatos de gatos infeccionam rapidamente. Veja se tem bastante iodo, mertiolate e água oxigenada em casa. Em caso de ferimento, desinfete a ferida o mais cedo possível.

Arranje uma armadilha ou uma gaiola para gatos. Cubra-a com um pano ou jornal e leve-a para o local alguns dias antes e deixe que o gato se acostume com ela. Se for coberta, coloque um colchãozinho ou almofada dentro e, se for possível, deixe-a no local.

Na véspera do dia em que você resolver capturá-lo, venha vê-lo mas não traga comida. Use o alimento como isca. Parece maldade deixar o coitado do gato com fome, mas isso realmente funciona na maioria dos casos.

No dia da captura, tenha muita paciência e cuidado. Não se apresse nem apresse o gato. Se você tentar fechá-lo na caixa antes da hora, ele provavelmente perderá a confiança em você e nunca se deixará apanhar novamente.

Para aumentar as chances de sucesso. coloque dentro da caixa ou gaiola algo excepcionalmente gostoso, como atum ou outra comida bem cheirosa.

Depois da captura, tome muito cuidado. Um gatos selvagem engaiolado pode ser muito agressivo. Não coloque a mão nua na gaiola. Não tente transferí-lo para outra caixa ou soltá-lo dentro de casa antes de acostumá-lo ao ambiente.

Telefone imediatamente para o veterinário e combine um exame e uma cirurgia de castração para ontem. Não engane seu veterinário; diga-lhe exatamente o que terá que enfrentar. Enquanto o gato estiver anestesiado ( o veterinário certamente o anestesiará, por segurança ) ele pode ser castrado e vacinado. Mande fazer também um exame de sangue para certificar-se de que o gato não tem o vírus da AIDS e da leucemia felinas. Se o exame der positivo, você terá que manter o gato longe dos outros que você já tiver em casa.

Uma vez em casa com seu novo amigo, já castrado e livre de doenças, é hora de restabelecer a amizade. Trate-o com amor e paciência, dê-lhe todo o carinho e atenção que ele merece. Seja cauteloso sempre, e respeite os limites que o gato lhe impuser. Com o tempo, você verá que ele se acostumará com você totalmente e será o amigo que você sempre desejou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário