Minha lista de blogs

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Agora o melhor da palestra... o Café Você sabia...





.. que a depressão atinge 17 % de executivos e funcionários de empresas diminuindo a produtividade causando prejuízos que superam mais de 80 bilhões de dólares anuais apenas nos Estados Unidos?

... que a apatia e a depressão tornam as pessoas mais vulneráveis a influência de gurus, treinadores mentais, motivadores profissionais e peritos em auto-ajuda, cujo benefício é temporário para os ouvintes mas perene para os palestrantes (fama e fortuna)?

... que a depressão como doença atinge 20 % de humanidade causando problemas graves e incapacitantes que vão desde o extremo do suicídio a perda da auto-estima, a falta ao trabalho, o tabagismo, o alcoolismo, o consumo de drogas e mesmo problemas cardíacos?

... que a depressão como reação psicossocial atinge quase 100 % da população produtiva em empresas e na sociedade criando condições favoráveis para a busca de soluções temporárias, desde gurus , fórmulas mágicas e líderes religiosos até programas de auto-ajuda, todos interessantes, muitos divertidos outros confortantes, mas sem comprovação científica de eficácia a longo prazo?

... que a pesquisa é a base do crescimento e o alicerce do marketing das grandes empresas?

... que a depressão mascarada de apatia e desinteresse, mesmo discreta, inibe a criatividade, a independência, a autonomia e a produtividade na área de pesquisas e de marketing?

... que a química da gratificação, da frustração, da depressão e do uso de drogas legais ( tabaco, álcool ) e ilegais ( cocaína, maconha, crack, heroína ) começou a ser desvendada recentemente pela ciência médica, permitindo o desenvolvimento de remédios para o tratamento do problema?. Estas substâncias atuam no circuito do prazer do cérebro, bloqueando o desejo excessivo de auto-gratificação que leva o indivíduo a buscar auto-ajuda ou se deprimir e recorrer ao álcool e as drogas.

... que descobertas científicas recentes caracterizaram que o popular hábito de tomar café ( cafezinho no trabalho, coffee- break em reuniões ) é um meio eficaz , barato e agradável de combater estes problemas, sendo uma das melhores formas de auto-ajuda.

... que você precisa saber mais sobre o cérebro humano, a ansiedade, o estresse, a depressão e suas causas e conseqüências bem como os meios eficazes de preveni-la e combatê-la ouvindo a uma palestra ampla e abrangente sobre o assunto.O palestrante, Prof. Dr. Darcy Roberto Lima é médico (M.D.) e Professor do Instituto de Neurologia da UFRJ, Mestrado e Doutorado (Ph.D.) em Medicina e Pós-Doutorado (Pos-Doc) em História da Medicina pela Universidade de Londres com mais de vinte livros publicados no Brasil e no exterior. Suas pesquisas levaram à criação do Instituto de Estudos do Café na Universidade de Vanderbilt, Nashville,Tennessee, USA, www.mc.vanderbilt.edu/coffee onde já foram obtidos dois Prêmios Nobel de Medicina. As pesquisas também serviram para a criação do PROJETO CAFÉ E CORAÇÃO (COFFEE HEART STUDY), com o apoio do Presidente e Comitê Científico da FEDERAÇÃO MUNDIAL DA CARDIOLOGIA (WORLD HEART FEDERATION), onde será testada uma nova e revolucionária hipótese: a de que tomar café pode fazer bem para o coração... Por isto esta palestra se destina apenas àqueles que bebem (e aos que não bebem) café, para entenderem melhor a relação entre o prazer, o café e a saúde...sem mencionar o interesse pelo amor entre o homem e a mulher e a preocupação com a depressão, o alcoolismo e as drogas...e a produtividade em pesquisa e marketing em empresas.

A Palestra

Qual o segredo da felicidade? Conseguir coisas extraordinárias como o sucesso, a fama e a fortuna? Quem ou o que faz um país grande e poderoso? Os gênios? Os homens extraordinários? As pessoas belas, ricas e famosas? As riquezas naturais? Não. A felicidade do ser humano está nas coisas comuns, como a família, os pais, os filhos, a escola, o trabalho, os amigos. Quem faz um país grande ou pequeno, forte ou fraco, desenvolvido ou não são as pessoas comuns - os milhões de professores, estudantes, trabalhadores, empresários, profissionais liberais e comerciantes, dentre muitos outros, que lutam diariamente na busca da sua felicidade e de suas famílias. São os homens comuns e não os extraordinários os responsáveis pelo passado, presente e futuro de qualquer nação. Um homem extraordinário pode mudar o rumo e interferir no futuro dos homens comuns. Mas mesmo grandes líderes, mesmo que aparentemente extraordinários, podem ser removidos pelos homens comuns, caso estejam fazendo algo incomum. O mundo sempre foi governado mais pelas aparências do que pela realidade. As mentes comuns estão sempre preocupadas e fascinadas pelas coisas extraordinárias. Apenas as mentes extraordinárias se preocupam e ficam fascinadas com as coisas comuns. Todas as pessoas querem ser extraordinárias. Poucas se contentam em serem comuns. Ser comum e ser feliz é o primeiro passo para vir a ser alguém extraordinário. A maioria das pessoas se preocupa bastante com as doenças mas poucas se preocupam com a boa saúde, algo comum. E com diversas coisas comuns da vida. Como dormir, acordar, tomar café, pensar. A busca frustrada do extraordinário ajuda no aparecimento da depressão.

Na época dos descobrimentos, o médico escocês JAMES LIND descobriu a maneira de combater o escorbuto ao observar uma coisa comum, que o uso diário de suco de frutas prevenia a doença. EDWARD JENNER desenvolveu a vacina a partir da observação de algo comum em ordenhadoras de vacas, a proteção natural contra a varíola. SIGMUND FREUD desenvolveu a psicanálise a partir de coisas comuns, como o sono, os sonhos e o desejo sexual. ALEXANDER FLEMING descobriu o primeiro antibiótico, a penicilina, a partir da observação de algo comum, a contaminação por fungos de seu material de pesquisa. JESUS CRISTO,um homem extraordinário, teve uma origem simples e pregava coisas comuns : o amor entre os homens e a fé em Deus. Enquanto a ciência traz ao homem conhecimento, a religião traz paz - duas coisas comuns mas de um valor extraordinário. Poucas são as pessoas que sabem qual seu verdadeiro potencial intelectual, porque acham que pensar é algo extremamente comum. Muitas pessoas usam de forma incompleta e mesmo sonolenta seus cérebros. A depressão, o tabagismo e o alcoolismo são problemas comuns e ao mesmo tempo de extraordinária repercussão social.

Caso você tenha interesse em ouvir como coisas comuns podem ter uma extraordinária importância em nossa vida, marque uma palestra sobre o tema com o autor: drlima@cafeesaude.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário