Minha lista de blogs

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

12 por 8? Controle sua pressão arterial por meio da alimentação




12 por 8?

Controle sua pressão arterial por meio da alimentação...A hipertensão arterial é definida como um desequilíbrio entre o volume de sangue em circulação e a capacidade dos vasos sanguíneos. A pressão é considerada alta quando, medida várias vezes em ocasiões diferentes em consultório médico, a máxima é igual ou maior que 14 e a mínima maior que 9.

Quando a máxima chega a 14, é sinal de que o coração está fazendo muita força para bombear o sangue para o corpo. Essa dificuldade de circulação causa danos na parede dos vasos, o que facilita o acúmulo de placas de gordura, que podem provocar acidente vascular cerebral (AVC) e infartos. Os rins também sofrem prejuízos, já que ficam sobrecarregados pela força do sangue durante a filtragem.

Os problemas não param por aí, os olhos também são afetados. A hipertensão pode causar danos na retina, levando a problemas de visão. No caso de cirurgias, ainda há graves riscos de sangramentos.

Entre as causas da hipertensão estão os fatores genéticos, idade avançada, má alimentação, obesidade, excesso no consumo de consumo de álcool e falta de exercício físico.

Uma alimentação balanceada rica em fibras, antioxidantes, gorduras insaturadas e com baixo teor de sódio, gorduras trans e saturadas e aditivos químicos, associada à prática de atividades físicas, o combate ao estresse e ao tabagismo são medidas fundamentais para auxiliar no controle da pressão arterial.

Conheça alguns alimentos que são aliados para o controle da hipertensão arterial:

Suco de uva ou vinho tinto orgânico: fonte de polifenóis, flavonoides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos.

Linhaça: rica em ômega 3, tem importante papel na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

Peixe: fonte de ômega 3, auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão.

Alho: fonte de aliina e alicina, aumenta a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão.

Cereais integrais (aveia, farelo de trigo, arroz integral, amaranto): ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sanguínea.

Feijões, ervilha seca e banana passa: boas fontes de potássio que ajudam a regular a quantidade de água dentro das células.

Quinua, semente de gergelim, aveia, soja e derivados: fontes de cálcio. Estudos indicam que o consumo de alimentos fontes de cálcio ajuda a relaxar os vasos auxiliando na redução da pressão arterial.

Oleaginosas (castanha de caju, castanha do Pará, nozes, avelã, pistache - sem sal): fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão.

Gérmen de trigo e óleo de gérmen de trigo: fonte de vitamina e que possui efeito anticoagulante, melhorando a circulação sangüínea.

Lecitina de soja: previne danos nas artérias.

Sal light: reduzido em sódio, diminui a retenção de líquidos que causaria a pressão alta.

Chocolate amargo (70% de cacau): fonte de polifenóis que auxiliam na proteção da saúde do coração.

Agora sim, bom apetite!!Pisando no freio

Prática de Tai Chi ajuda no combate à hipertensão e ao estresse...A hipertensão arterial é o principal fator de risco cardiovascular, e o estresse é um problema que está diretamente relacionado a esse distúrbio. Estudos científicos apontam uma nova alternativa para o combate a esses problemas: a prática de atividades que induzem ao relaxamento, como o Tai Chi Chuan.

Esses estudos indicam que, no longo prazo, o Tai Chi produz efeitos positivos no combate ao estresse, na redução da ansiedade e na melhoria da função respiratória. Benefícios com a prática dessa arte milenar chinesa também são sentidos por pessoas com insuficiência cardíaca, hipertensão arterial, artrite e esclerose múltipla.

Terezinha de Oliveira, 69 anos, é hipertensa. Há um ano e meio passou a ter aulas de Tai Chi Chuan. "Eu sofro com a hipertensão há 20 anos e faço uso de remédios para controlar minha pressão arterial. Nem sempre eles surtem o efeito desejado", conta Terezinha. "Comentei isso com a minha professora, Valéria Sanchez, e ela pediu que, na aula seguinte, eu levasse meu aparelho para aferir a pressão. Medimos minha pressão antes e depois de 25 minutos de prática do Tai Chi Chuan. Para minha surpresa, nesse curto intervalo minha pressão havia baixado dois pontos".

O aprofundamento dos estudos sobre os benefícios trazidos pelo Tai Chi Chuan abre um caminho para melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a hipertensão arterial, reduzindo a necessidade do uso de remédios, além de gerar uma economia substancial para o bolso de quem precisa desses medicamentos. A prática do Tai Chi tem a vantagem de não ter efeitos colaterais ou contra-indicações. Mas, é importante ressaltar: assim como os medicamentos, a prática do Tai Chi pode não funcionar para todas as pessoas. Por isso mesmo o acompanhamento médico é imprescindível, para monitorar a evolução de cada caso e avaliar os resultados.

Dúvidas - Entre em contato com a professora de Tai Chi Chuan Valéria Sanchez, pelo telefone (11) 3862-5762 ou pelo email valeria@interacaocorporal.com.br....Hipertensão

Dicas simples para evitar a pressão alta que podem salvar a sua vida.........Hipertensão do que um distúrbio assintomático no qual há elevação anormal da pressão nas artérias, a chamada pressão alta. Para se ter uma idéia, são 30 milhões de hipertensos no país e apenas um em cada 10 deles tem a pressão devidamente controlada, o que eleva as taxas de morte por complicações causadas pela doença.

A pressão alta é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

E mais: os dados sobre mortalidade mais atualizados do Ministério da Saúde (2004) registram 265 mil mortes por doenças do aparelho circulatório, o que representa 30% das causas de morte dos brasileiros. Metade delas estão relacionadas à hipertensão não-controlada.

O tratamento da pressão alta é por toda a vida e deve ser tratado com medicamento e mudanças de hábitos de vida, conforme orientação médica.

10 mandamentos contra a pressão alta

1- Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

2- Pratique atividades físicas todos os dias.

3- Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

4- Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

5- Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

6- Abandone o cigarro.

7- Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

8- Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

9- Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

10- Ame e seja amado

Nenhum comentário:

Postar um comentário