Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Perfume falso pode trazer riscos à saúde Alergia, dor de cabeça e manchas na pele são alguns dos prejuízos




Perfume falso pode trazer riscos à saúde
Alergia, dor de cabeça e manchas na pele são alguns dos prejuízos ...........O perfume é novo, mas... a dor de cabeça, enjoo, coceira ou tontura te pegaram de jeito? Cuidado. Pode ser o perfume que você está usando. Isso mesmo. O perfume é um produto químico e, como tal, pode causar malefícios para algumas pessoas mais sensíveis. "Não é todo mundo que se adapta a um perfume. A fragrância, cor, aroma e fixação variam de pessoa para pessoa de acordo com a sensibilidade da pele", ensina a farmacêutica Vânia Rodrigues Leite, da Unifesp. Mas, se isso já acontece se o perfume é genuíno, imagine o que aqueles perfumes falsificados podem fazer com a sua saúde?

Não é difícil, ao sair para um passeio nas ruas de comércio, encontrar alguma barraquinha vendendo perfumes com os logotipos das marcas tradicionais com preços tentadores. Antes de levar um desses para casa e tirar a prova do barato que sai caro, o melhor é pensar duas vezes. Isso porque a grande maioria desses produtos são feitos sem nenhum critério de segurança e vigilância sanitária e, por isso, podem conter elementos tóxicos que fazem mal para a pele e para a saúde.


"É fácil sofrer com uma compra ruim, já que os perfumes ficam com a mesma fragrância do original. A diferença é que esses produtos não passam por nenhum controle de qualidade e circulam sem qualquer aprovação do Ministério da Saúde", diz Vânia Leite... O que tem aí?

Segundo a farmacêutica da Unifesp, é preciso diferenciar um perfume falso de um perfume ?genérico?, aqueles que apresentam fragrância semelhante ao original. No entanto, esses produtos são garantidos pelos produtores e são chamados de perfumes contratipos. Existem empresas confiáveis e tradicionais que se dedicam a vender perfumes com cheiros parecidos ao do original. "Isso se deve à formulação da essência. Ela pode ter uma fragrância semelhante, mas a concentração usada é menor e por isso evapora da pele em um período menor de tempo", explica Vânia.

Os perfumes contratipos são boas opções para quem não podem pagar por um perfume de grife, pois têm um custo bem menor e passam por um controle de qualidade. Eles são geralmente feitos no Brasil e, por isso, o preço não é tão alto quanto os dos perfumes importados, que além de ter matéria prima especial, conta com os impostos de importação e de exportação.

Dá para sentir a diferença entre os perfumes falsos e os contratipos na pele, literalmente."No primeiro momento, os perfumes "piratas" podem ser até parecidos, mas não têm a mesma duração e o cheiro vai se modificando ao longo do tempo, diferente dos originais", diz a dermatologista Flávia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Falso ou verdadeiro?

A especialista Vânia Rodrigues Leite nos ensina que o primeiro ponto a ser observado nesses produtos falsos são os locais de armazenagem. "Geralmente eles ficam na rua, expostos ao sol e a chuva. Essas condições por si só já degradam o produto, alteram a cor e o cheiro. Por isso é muito importante se atentar ao local de armazenamento dos produtos, bem como o material das embalagens", indica a farmacêutica.

Já a dermatologista Flávia Addor explica que é preciso verificar os detalhes na hora de comprar um perfume. "Às vezes, esses produtos são muito difíceis de diferenciar, mas de modo geral, os falsificados têm pequenas diferenças nos rótulos ou não tem nenhum tipo de lacre nas tampas, pois, muitos falsificadores também utilizam as embalagens originais." Sua pele dá sinais

A especialista da Unifesp acredita que o maior problema do uso de perfumes falsificados é a falta de controle de qualidade na fabricação no controle microbiológico e físico-químico, podendo originar uma formulação que contenha metais pesados e substâncias tóxicas.

"Irritações, alergia, vermelhidão e manchas na pele, além de espirros, coceiras são alguns dos sintomas que os produtos de má-qualidade podem provocar. Apesar de existirem pessoas que não sofrem qualquer tipo de reação, o cuidado de evitar uma substância tóxica deve existir", alerta a Vânia. Além disso, muitos fabricantes caseiros, com o objetivo de diminuir os custos de produção, utilizam álcool combustível na fórmula (o mesmo usado para veículos!), que é mais barato comparado ao álcool desnaturado (usado por produtores oficiais). Só que esse álcool combustível contém metanol, substância extremamente tóxica e que pode provocar até cegueira se for usado por muito tempo.

Agora você já sabe. Da próxima vez que você for comprar um cosmético, em especial um perfume, é muito importante avaliar se a vantagem que você terá no bolso corresponderá ao seu bem-estar. Gastar um pouco mais com um produto garantido pelo fornecedor, com um produto feito por empresas idôneas pode ser muito melhor quando pensarmos nos cuidados com nosso corpo.
Para cuidar bem dos seus perfumes

Não são só os perfumes de procedência duvidosa que podem causar dores de cabeça, irritações e alergias. Os produtos armazenados indevidamente também podem sofrer alterações que provocam o aparecimento de substâncias prejudiciais.

Um perfume dura, em média, dois anos. "A data de validade significa que dentro daquele prazo as características do produto são garantidas pelo produtor. Depois da data, pode ser que haja mudança de cor e fragrância", alerta Vânia, que completa: "O local onde você guarda o perfume pode influenciar na mudança das características do produto também. Guardar no banheiro, por exemplo, pode fazer o perfume oxidar, por causa da umidade. O ideal é protegê-los num lugar seco, fresco e longe da luz, de preferência dentro da caixa." Outra dica valiosa: se você não sabe mais a data de validade do seu perfume, é só pegar o número do lote, que sempre vem anotado no frasco, e entrar em contato com o fornecedor. Seu perfume fala tudo sobre sua personalidade
Sedutor, sério ou bon-vivant, nada passa despercebido ao olfato ...............O olfato é um dos sentidos mais aguçados e o cheiro que exalamos é uma das marcas mais reveladoras da nossa identidade. Está aí um bom motivo para o universo masculino caprichar na escolha do perfume. O líquido é tão poderoso, que é capaz de definir a personalidade de cada um.

"Cada perfume é desenvolvido a partir de um estilo e conceito, por isso é muito importante saber o que o homem deseja", explica a consultora em perfumaria Samaritana Moraes, da importadora RR Perfumes e Cosméticos. "Se ele é um empresário, provavelmente vai querer algo elegante e que imponha respeito. Se é moderno e prático, tende a ficar com algo mais refrescante", avalia a consultora.

Para não errar no frasco
Durante o dia ou no verão, prefira perfumes com notas mais cítricas, especiarias picantes e refrescantes, como pimenta, manjericão, menta, lavanda, madeiras mais leves e líquidos mais claros. Para a noite, tons mais escuros são os ideais, pois levam notas amadeiradas mais intensas e especiarias mais gustativas, como o açafrão e a canela.



Mas a fórmula está mais no produto do que em seu modo de usar. "Não existe um perfume específico para cada horário ou estação do ano. As fragrâncias podem ser usadas em quantidades diferentes para cada momento. Nada impede o homem de usar poucas borrifadas de um perfume mais forte, ou buscar uma versão mais leve do mesmo perfil para usar durante o dia", ensina a consultora da RR. Os modelos refrescantes não encontram tantos cuidados, já que a principal característica dessa linha é o cheiro de banho tomado, bem mais suave que os demais (o sabonete certo perfuma e hidrata).

Vale o bom senso, para não errar na dose e contaminar o ar alheio com marcas nacionais ou importadas. O perfume deve ser agradável tanto para quem usa, quanto para quem está por perto. "Nada pior do que cumprimentar alguém e ficar com aquele cheiro forte na mão ou na bochecha. É importante usar algo que seja sentido discretamente e que marque na memória. Para o aroma ser associado àquela pessoa, mas de forma prazerosa", diz Samaritana.... Deixe o perfume de lado e conquiste seu pretendente
Estudo afirma que homens se sentem mais atraídos com o odor natural feminino ....

Sair de casa sem passar o seu perfume preferido pode ser a garantia de sucesso na conquista. É o que indica um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos. De acordo com os pesquisadores, o odor natural da mulher no período de ovulação aumenta os níveis de testosterona nos homens. O hormônio masculino e estimula a competitividade e a dominância dos homens, além de motivá-los a disputar as mulheres.

Cerca de 70 voluntários participaram do estudo, onde cheiravam camisetas usadas por mulheres em idade fértil. A testosterona presente na saliva dos homens era medida a cada camiseta que cheiravam.

Segundo os pesquisadores, a quantidade de testosterona dos homens subia quando eles cheiravam camisetas usadas por mulheres em período de ovulação. A testosterona não sofreu alteração quando os homens cheiravam camisetas novas ou que tinham sido usadas por mulheres que tomavam contraceptivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário