Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Luxo é renovar Deixe de evitar que a vida te surpreenda



Luxo é renovar
Deixe de evitar que a vida te surpreenda ...........Já reparou como nunca imaginamos que algo extraordinário acontecerá em nossas vidas, nem de ruim, nem de bom demais? Conosco, nunca um acidente grave acontecerá (por isso somos tão descuidados em alguns detalhes: filho pequeno no banco da frente do carro, cigarro, excesso de comida, falta de gentileza, e por aí vai), tampouco teremos sorte grande na loteria. A tragédia só acontece com o vizinho. E é dele a grama mais verde também.

É assim porque preferimos continuar sempre no mesmo a arriscar um vendaval que só os deuses sabem onde vai dar. Administrar o nosso feijão-com-arroz é mais seguro; as coisas já estão, male-male, no controle. Nos condicionamos a ficar cada vez melhores em evitar que a vida nos surpreenda: fazemos exatamente as mesmas coisas todos os dias, mantemos os mesmo hábitos, gestos, postura, tudo para garantir os resultados de sempre, mesmo que seja para lamentar depois (vai entender!).

Nossos desejos nascem daquilo que não temos, claro, e podem variar entre uma família feliz e um transplante de coração, uma casa na praia, um casamento idealizado, um prêmio Nobel. E o que torna todas essas coisas impossíveis? Falta de coragem? Preguiça?

Engraçado como poucas vezes nos damos conta de que arriscamos tantas realizações em nome das coisas mais banais da vida. Trocamos a vontade de mais sucesso (que exige empenho) pela novela das 8. Invejamos aquele corpo magro e saudável, mas nos afogamos em pizza com Coca-cola. Todos os dias! E numa passividade que nos encabula todo final de ano ou aniversário (épocas em que fazemos "aquela" revisão).

Mudar não é nada fácil, a gente sabe. Entretanto, como nem tudo está perdido nessa vida, existe um treino capaz de levantar uma poeira nova. O problema é que não tem receita pronta, mas se eu puder dar uma dica, uma única que seja, aqui vai ela: incomode-se. O incômodo, se alimentado com movimento, gera mudança. Mas, olha lá, heim? Não é para incomodar os outros ou, simplesmente, lamentar as mazelas sentado na poltrona. Nietzsche dizia que "a vontade é impotente perante o que está para trás dela". Portanto, além da vontade, é preciso ter determinação e muita, muita coragem para contrariar nossas resistências. ......... Deixe espaço para a vida nova
Jogue fora o que não serve; sentimentos antigos também estão na mira .........

Li um texto desses que correm pela internet, cujo autor é Joseph Newton, e falava sobre os vazios necessários. Apesar do começo ser óbvio, eu continuei lendo já que a amiga que me enviou é inteligente e raramente envia coisas do tipo. Pois bem, o autor diz que enquanto não nos desapegarmos de objetos antigos, aqueles que guardamos por anos sem uso algum, estaremos ocupando o espaço que, certamente, é de uma coisa nova.

Ele continuava dizendo aquilo que sabemos: guardamos sentimentos velhos também, sentimentos que já não nos dizem respeito, mas que, por pura birra, cismamos em cultivar. Lembranças de dores passadas, mágoas, desconfianças, rancor: tudo isso pode, e deve, ir para o lixo.

"A gente só guarda aquilo que teme que faltará".

A parte boa do texto, a que me chamou a atenção, é a que dizia que a gente só guarda aquilo que teme que faltará, que criará vazio, por pura carência, e acaba enviando duas mensagens ao nosso cérebro: "não confio no futuro" e "o novo e o bom não são para mim". Mania que a gente tem de achar que é melhor "isso que eu tenho agora" do que "quero criar mais, experimentar mais, viver mais".

Fiquei feliz por perceber que, apesar da música do Lulu Santos dizer que "assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade", tem gente que põe a cabeça pra funcionar e cria mensagens que nos encorajam a dar passos, mesmo que pequenos hoje, mas sinceros e rumo ao objetivo de ser inteiro.

Há fases em que a gente vai devagar mesmo (para um pouco também), mas já reparou como, às vezes, esse monte de passinhos viram um salto? É quando a vida parece que muda de repente, sem lembrar que tudo foi plantado, construído, cuidado de certa forma.Algumas pessoas acreditam em destino, outras em acaso, coincidência. Muitas, assim como eu, acreditam em conquistas. Acreditam que, sim, há um traço direcionando para aquilo que herdamos de nossos pais, com suas crenças e vivências, mas que, fundamentalmente, criamos a nossa história sempre que damos lugar ao novo e, principalmente, ao que é realmente importante na vida.

Clichê, eu sei, mas se tanta gente insiste em repetir, verdade tem nisso: pare de temer, há vida no risco, há desejo, pulso, energia, movimento. Eros. Vá lá e confira. Experimente. Faço, logo existo
Falar somente não adianta; é preciso agir ..........Outro dia eu comentava que meu maior desejo é tirar minhas verdades do discurso e praticá-las na vida real, no dia-a-dia. Isso quer dizer deixar de pregar o respeito quase como uma utopia e lembrar-me dele quando estiver irritada ou nervosa com alguém, por exemplo.

Também quer dizer esquecer as belas palavras sobre sustentabilidade e agir efetivamente, dando exemplos sem nem mesmo perceber. Falar de amor, sim (porque é uma delícia!), mas principalmente esbanjá-lo diariamente sobre meus afetos profundos. Sorrir para a moça do caixa não porque eu "lembrei" que isso faz bem pra todo mundo, mas porque a empatia fluiu sincera.

Quantas coisas assim podem sair no pensamento para ganhar vida nos gestos? Incontáveis... incontáveis. Isso é provocar uma mudança pura, não uma burocracia politicamente correta (se é que polílica e correto podem estar juntas na mesma frase. O correto seria "impolítico". Enfim.).

Fico ouvindo o povo encher a garganta para levantar bandeiras e observo a prática, mas nada me convence, fica até feio. Mas também tem a gente que nem percebe e já está ok, fazendo tudo o que acredita, fielmente, surtindo efeito, bacana, correto, honesto. Uma delícia, dá alegria, vontade de compartilhar, ficar perto.

Tem uma frase budista que diz que "lata atrai lata, ouro atrai ouro". Acho que isso quer dizer para me polir sempre (ou lapidar, para combinar com o meu blog). Assim, é possível atrair, cada vez mais, jóias genuínas, pra brilhar junto. ...........

2 comentários:

  1. Boa Noite Laurabeu, adorei visitar o seu blog. E leve, descontraido e util. Virei visita-lo sempre que possivel. Obrigada por seguir o Politica... Abracos, Tereza

    ResponderExcluir
  2. Amiguxa amada adororei seu blog. gosto muito de politica e de animais. e no seu blog tem tudo.ficarei atualizada. beijinhos no coração.

    ResponderExcluir