Minha lista de blogs

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Saiba como localizar um ataque de cupins em móveis, quadros e portas

Saiba como localizar um ataque de cupins em móveis, quadros e portas..Eles trabalham em silêncio e quando a gente percebe, a madeira já está destruída. Como evitar que os cupins se espalhem pela casa? Bichinhos minúsculos, mas com um apetite gigantesco. Na casa, os cupins se infiltraram no espaço entre os azulejos. “Ela percebeu quando o armário caiu. Cupim gosta de áreas úmidas”, explica o especialista em cupins.

Éder é biólogo especialista em caçar cupins. Há mais de 20 anos, estuda o comportamento dos insetos. “O olhar do dono da casa tem que estar atento à pequenos sinais incomuns ao móvel. Aqueles pozinhos amarelinhos indicam a presença de uma espécie de cupim, que é o cupim de madeira seca. Tem que olhar atrás dos móveis, tem que abrir os armários, tem que ficar atento à qualquer indício, qualquer coisa diferente que o móvel possa apresentar, seja um pó, uma umidade, descamação, seja um estufamento do acabamento”, explica.

Quando era menina, dona Sônia Maciel viu os cupins devorarem móveis, o piano e até o forro da casa onde vivia com os pais. “Eu tenho já esse trauma por cupim. Quando vi que o cupim queria chegar aqui eu disse: é hora de atacar!”, garante a dona de casa.

Em uma empresa, nem o muro alto impediu o acesso e o arquivo de papel não escapou.

Empresas, casas e até as igrejas que guardam relíquias de madeira, vivem sob ameaça constante. Uma delas, em São Luís, gastou nos últimos meses, R$ 5 mil pra tentar eliminar os cupins.

O padre teve que trocar alguns móveis, mas até estes aqui novinhos, comprados recentemente, também já foram atacados. “Deus fez o cupim, eu acho, mas quero que cada dia ele fique mais longe de mim”, revela o padre.

Dicas para detectar e evitar os cupins:

- É recomendável que de em tempo em tempo o proprietário faça uma vistoria em casa. Verificar resíduo de terra nos batentes e ter cuidados em lugares úmidos como banheiros e cozinha.

- Evitar infiltrações, que atraem cupins.

- Em quadro de parede, é bom verificar as molduras. O cupim come toda a parte interna e deixa só a camada externa da madeira.

- Geralmente as empresas não cobram pela visita para fazer o diagnóstico que vai indicar o tipo de cupim e qual o melhor tratamento.

- Se for recuperar um móvel atingido pelos cupins, é necessário fazer também um tratamento deste móvel para que o cupim não volte.

- Manter móveis afastados da parede.

- Fazer a limpeza freqüente de chão, móveis e paredes.

- Passar verniz nos móveis.


Fonte: Éder Flávio Rede, biólogo que estuda cupins há mais de 20 anos.Dicas podem minimizar os estragos provocados pelos cupins

Os cupins se reproduzem em agosto e tomam conta dos postes de luz. O problema maior é quando eles entram dentro de casa. Muita gente já está tendo prejuízo. Alguns cuidados podem evitar mais estragos. Uma profissional em arrumação de armários revela os truques que funcionam para combater a umidade e afastar os cupins das roupas. A primeira dica é limpar os armários com vinagre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário