Minha lista de blogs

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Olha a pressão Sal aumenta a pressão? O calor faz a pressão cair? Descubra!




Olha a pressão

Sal aumenta a pressão? O calor faz a pressão cair? Descubra!

Sal aumenta a pressão? O hipertenso pode fazer atividade física? O cardiologista-intervencionista Hélio Castello, coordenador do Serviço de Hemodinâmica do Hospital Bandeirantes, nos ajuda a entender os mitos e as verdades sobre pressão arterial.

Quando a pressão está baixa, colocar uma pitada de sal embaixo da língua resolve?
MITO: Pode elevar temporariamente o nível da pressão, mas não é a forma melhor de resolver. Para elevar a pressão, o corpo deverá reter líquido e isso não acontece imediatamente com a ingestão sal. A forma ideal para amenizar os desconfortos da pressão baixa é tomar muito líquido, por exemplo, água e, caso esteja muito sintomático, deitar-se no chão mantendo as pernas levantadas acima da cabeça.

Dor de cabeça é sinal de pressão alta?
VERDADE: Pode ser, mas vale ressaltar que o problema deve ser investigado, pois a dor de cabeça pode ter outras causas não diretamente ligadas à pressão. Se sentir este mal por muitos dias, o ideal é ir ao médico.

Peixe: Alimentação rica em ômega 3 ajuda na saúde mental e até a perder peso

O calor faz a pressão cair?
VERDADE: A alta temperatura provoca uma vasodilatação, associada a certo grau de desidratação e pode fazer a pressão cair.

Pressão alta provoca sangramento nasal?
VERDADE: Um dos sinais de pressão alta pode ser o sangramento nasal inexplicável, devido ao rompimento de pequenos e finos vasos existentes na mucosa do nariz, mais frágeis à elevação da pressão. Isso não inclui o sangramento por trauma ou quando estamos muito gripados.

Prevenção: Receitinhas e dicas para retardar o envelhecimento físico e mental

A pressão alta pode ser controlada apenas com uma alimentação balanceada e exercício físico?
VERDADE: Em alguns casos sim, principalmente quando os níveis de pressão não são muito altos, ou em pacientes em quem o excesso de peso é uma das causas do aumento da pressão. Porém, deve haver acompanhamento médico, sempre!

Hipertensos não podem fazer atividade física?
MITO: Eles podem fazer, mas após avaliação de um cardiologista, inclusive, dependendo da idade, com teste de esforço realizado previamente. Além disso, pode ser muito útil o acompanhamento de um professor de educação física. Os exercícios promovem melhor adaptação do coração e dos vasos às alterações fisiológicas que ocorrem nos momentos de estresse físico e mental, ajudam a perda de peso, melhoram o controle do diabetes e diminuem o estresse, pois propiciam maior socialização do indivíduo.

Morango: Saiba como aproveitar o fruto, sementes e folhas

Histórico familiar de pressão alta indica que a pessoa será hipertensa?
MITO: Ela deve ficar atenta, mas não necessariamente terá o problema, embora o fator genético seja fundamental. Fatores como fumo, álcool, sedentarismo, má alimentação e obesidade também são relevantes para determinar quem será ou não hipertenso.

Quem tem hipertensão pode comer sal, mas em quantidades menores?
VERDADE: Pode comer, porém, em doses controladas. Isso vale também para quem não é hipertenso, porque o sal em excesso não é benéfico ao organismo.

Ficar horas sem comer pode provocar pressão baixa?
VERDADE: Pode provocar hipoglicemia (queda do açúcar do sangue) e também hipotensão, por este motivo e por desidratação.

Musculação ajuda a controlar a pressão alta?
MITO: O hipertenso pode fazer musculação apenas após avaliação criteriosa do cardiologista, lembrando que isso pode piorar a hipertensão

Nenhum comentário:

Postar um comentário