Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Os mitos que rondam a sua dieta Atire a primeira pedra quem nunca teve uma dúvida



Os mitos que rondam a sua dieta
Atire a primeira pedra quem nunca teve uma dúvida ....Apesar de sermos bombardeados diariamente com informações sobre esse assunto, é normal bater certa indecisão quando temos que optar por alguma coisa. Vou jantar na lanchonete ou no restaurante? Como ou não a sobremesa? Salada ou macarrão? Pior ainda quando transportamos essas escolhas para os corredores do supermercado. Aí sim, passamos a enfrentar um turbilhão de interrogações, que só aumentam à medida que aparecem mais e mais rótulos e embalagens.

O fato é que não é nenhum crime ou sinal de alienação não saber ao certo o que escolher ou o que é efetivamente mais saudável. Afinal, ninguém nasce sabendo tudo ou traz consigo um manual sobre como tornar a nossa vida mais saudável . Vamos dizer que essa dúvida é, pelo menos, um indício de que está preocupado com a sua saúde. E daí para a conscientização da necessidade de se adotar hábitos saudáveis é um passo só.

Para mostrar que você não está sozinho neste barco, separei as principais dúvidas que escuto de pacientes diariamente no meu consultório. Espero que elas possam te ajudar. Caso elas ainda não respondam

a todas as suas dúvidas, então, que seja um ótimo convite para procurar um profissional especializado. Boa leitura!

1) Refrigerante Engorda?
R: Os refrigerantes diets e lights não, mas os normais, em excesso, sim. A causa? O açúcar na composição.

2) Beber água durante as refeições engorda?
R: Não, mas dificulta a digestão já que a água dilui o suco gástrico, ficando uma sopa no estômago. O mesmo acaba ficando dilatado com o passar do tempo, fazendo com que a pessoa precise comer em maior quantidade para sentir-se saciada.

3) Após a dieta, como não voltar a engordar tudo de novo?
R: A manutenção do peso ocorre com uma mudança no estilo de vida. Manter uma dieta equilibrada durante a semana com liberações apenas nos finais de semana e adotar atividades físicas pelo menos três vezes por semana, isso é para a vida toda.

4) Dietas da moda são prejudiciais?
R: Às vezes sim, uma vez que podem acarretar em falta de nutrientes essenciais no organismo, acarretando queda de cabelos e algumas doenças.

5) Chocolate vicia?
R: Sim, uma vez que ele nos causa uma sensação de paz e bem-estar através do equilíbrio dos níveis da serotonina no nosso organismo, hormônio no cérebro responsável pelo prazer.

6) Por que os homens emagrecem mais rápido que as mulheres?
R: Porque eles têm mais massa muscular e testosterona, que ajudam na queima calórica.

7) Se eu parar o tratamento medicamentoso para emagrecer, vou engordar o dobro?
R: Não. A falta do medicamento não te faz engordar o dobro. A engorda vem em dobro porque as pessoas não mudam o estilo de vida. A dieta e a atividade física têm que acompanhá-lo por toda a vida. Esse ainda é o melhor remédio.

8) Como tão pouco, por que não consigo emagrecer?
R: O que nos engorda não é a quantidade de alimentos que ingerimos no decorrer do dia, mas o tipo de alimento que ingerimos. Alguns são verdadeiras bombas calóricas e não matam a fome. O ideal é anotar num caderno detalhadamente o que anda comendo e fazer um balanço final no que está errando. Também passar muito tempo sem comer e pular refeições põe o metabolismo no modo de economia. O que significa: na hora que você vai se alimentar, o corpo só vai pensar em acumular e não em gastar.



9) Frutas são liberadas à vontade para emagrecer?
R: Não. As frutas são alimentos nutritivos, porém ricas em carboidratos. Elas, em excesso, engordam. São naturais e nutritivas, mas são açúcares.

10) Alimentos light e diet: posso consumi-los à vontade durante a dieta?
R: Alimento light significa restrição

parcial de algum nutriente, geralmente de gordura. Alimento diet significa restrição total de algum nutriente, geralmente de açúcar. Ambos não significam que, em dietas de emagrecimento, podem ser consumidos à vontade, pois mesmo assim podem ser altamente calóricos.

11) Dá para emagrecer comendo um docinho diariamente?
R: Apenas UM docinho por dia sim, mas não podemos abusar.

12) É verdade que se retirar o jantar emagrece mais rápido?
R: Emagrecer até emagrece, mas a longo prazo vai desacelerar o metabolismo e dificultar o emagrecimento. O ideal ainda é se alimentar a cada três horas.

13) Tenho uma vida atribulada e pouco tempo para me alimentar, o que posso fazer?
R: Carregar na bolsa bolachas integrais, frutas e barrinhas de cereais. Pacotes com frutas secas também são interessantes. Atividades físicas podem ser realizadas aos sábados e domingos com duração de 1 hora por dia. Pequenas atividades no dia-a-dia também já contribuem para a manutenção da saúde como subir e descer escadas, fazer caminhadas e até mesmo aquela faxina em casa. Todo tipo de exercício traz benefícios ao organismo.

Agora que você já desvendou alguns mitos sobre a dieta nossa de cada dia , mãos à obra. Para fazer sucesso no verão com roupas coloridas e que torneiam bem o corpo é preciso começar a preparar imediatamente o seu corpo, a sua mente e, sobretudo, a sua alma. Uma dieta só é saudável se ela estiver adaptada ao seu ritmo de vida. Invista em você!

Qual é o seu truque para reforçar a dieta?.............. Alimente-se antes de dormir
Chegou a hora de mudar os seus conceitos ........Algumas pessoas acreditam que abolir a alimentação à noite, principalmente o jantar, auxilia no emagrecimento. Certo? Errado. Dormir com fome pode engordar. Entenda o porquê...
Enquanto dormimos, o nosso corpo produz um hormônio chamado melatonina. Ele é antioxidante (antienvelhecimento), estimula o relaxamento, melhora a imunidade do organismo e influencia até no nosso crescimento. Além disso, proporciona a sensação de bem estar.
Quando temos uma boa noite de sono, acordamos mais dispostos, com menos ansiedade e nervosismo. Consequentemente comemos menos. Agora, quando ocorre a situação inversa, aquela noite mal dormida, a tendência é passarmos o dia todo com dores musculares e sem energia. Para suprir esse mal-estar, o organismo busca energia em alimentos mais calóricos, como nas massas e doces, contribuindo assim para o ganho de peso e até para doenças como a obesidade.
Abusar na quantidade de comida durante o café da manhã, no almoço e comer besteiras durante o dia e, depois, querer compensar deixando de lado o jantar atrapalha e muito o ritmo de uma dieta. Portanto, aquela velha regrinha sobre não pular refeições continua valendo.

O recomendado é fazer uma boquinha a cada três horas. Pode ser uma fruta, um iogurte, barrinha de cereal. O importante é não ultrapassar esse prazo, caso contrário, o organismo entende que estamos passando necessidade e passa a racionar o gasto de energia, inclusive diminui até o ritmo do metabolismo. E tudo isso dificulta a queima calórica.

O ideal é jantar pelo menos duas horas antes de ir para a cama. Neste período, o organismo tem tempo de realizar a digestão, fazendo com que o estômago não fique tão pesado a ponto de atrapalhar o sono. Quando deitamos logo após o jantar, o sangue fica concentrado no estômago, diminuindo o fluxo no cérebro. E isso pode causar insônia ou pesadelos.
Já reparou que quando estamos com muita fome a primeira coisa que temos vontade de devorar são alimentos gordurosos e hiper-calóricos, como pizzas ou salgadinhos industrializados? Mas neste processo existem dois problemas graves. O primeiro é que esses produtos causam saciedade momentânea, isto é, não evitam a fome por um longo período. E o segundo, é que as comidas gordurosas são digeridas lentamente, o que significa que a mensagem de saciedade demora mais para chegar ao cérebro. Até lá, você já extrapolou a cota de calorias diárias e mandou a dieta para o espaço.
Claro que temos as gorduras boas que prolongam a nossa saciedade como as oleaginosas, como as nozes, castanhas de caju e do Pará e amendoins naturais, mas todas elas também são ricas em calorias. Portanto, para dar uma mãozinha ao sistema digestivo, dê preferência aos alimentos leves, abusando principalmente das versões light.
Elabore um cardápio a base de proteínas magras como carnes, peixes, queijos, presunto de peru, ovos e verduras. Alguns legumes como vagem, brócolis e berinjela também enriquecem a dieta. Folhas verdes são fundamentais por serem ricas em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e diminuem a absorção de gorduras e açucares numa dieta rica em carboidratos.

No clima de inverno, uma dica especial são os caldos e as sopinhas de legumes. Para quem não tem tempo de ir para a cozinha ou não dispõe de muitos dotes culinários, vale lançar mão das sopas instantâneas, que basta ferver a água e pronto. Além de nutritivas e saborosas, elas são hipocalóricas. Outra opção é o leite desnatado ou chás com torradas

integrais. Ambos, no entanto, devem ser ingeridos com moderação.

Nesse começo do que chamamos de reeducação alimentar, é preciso estar prevenido contra aqueles ataques de fome à noite. Para isso, deixe algumas comidinhas leves já preparadas. Ou então, sempre tenha em casa produtos como iogurtes desnatados, geléia diet, gelatina, torrada ou pão integral. Os alimentos integrais possuem uma carapaça de nutrientes que demora para ser quebrada pelo organismo e o carboidrato é absorvido mais lentamente, o que aumenta a saciedade.

As frutas também são boas opções, uma vez que a frutose, o açúcar das frutas, cai rapidamente na circulação e aplaca aquela sensação de gula. Para os viciados em doce, uma dica é optar por alimentos doces, porém saudáveis como damasco e frutas secas (uva passa e maçãs). Sorvetes sem adição de açúcar nas versões light também podem ser consumidos, mas também com moderação, isto é, não vale ingerir o pote inteiro de uma só vez. Evite cafés, chocolates e álcool porque são estimulantes que inibem a produção de melatonina, atrapalhando o sono. Mas se o desespero por chocolate for muito intenso, apele para um bombom ou para os achocolatados light misturados ao leite bem quentinho, que pode até ajudar a dormir melhor.

É importante destacar também que a insônia aumenta o estresse, a pressão arterial, enfraquece o sistema imunológico, nos deixando mais suscetíveis a doenças oportunistas. A tireóide também pode ser prejudicada durante a secreção de seus hormônios, pois ela é regulada pela mesma região cerebral que é mobilizada por causa do estresse.

Dessa forma, dormir com fome pode ser tão desastroso quanto comer demais no período noturno. Para dar sumiço de vez nos quilinhos indesejáveis, tome um banho quente, vista roupas confortáveis, beba um chá quentinho e relaxe. A sua casa deve ser seu ambiente de harmonia e paz. Afinal, dormir bem emagrece e nos dá pique para enfrentar nossas rotinas diárias com mais saúde e bem estar.

A Dra. Daniela Hueb é medica graduada com especialização em Clínica Médica; em dermatologia e Nutrologia. A especialidade é voltada ao diagnóstico, prevenção e tratamento de enfermidades nutricionais e orientação sobre alimentação para melhora energética, correção do peso e aumento da longevidade.

Para saber mais, acesse: www.clinicadanielahueb.com.br ............. Importância dos nutrientes energéticos
Certamente no período da escola você já ouviu falar dos nossos três convidados de hoje: as proteínas, os carboidratos e as gorduras. ..............As pessoas já estão familiarizadas com estes termos, uma vez que os consomem diariamente. Tanto que alguns leitores já devem estar acostumados, inclusive, a avaliarem a qualidade dos alimentos através da tabela nutricional impressa nas embalagens. É claro que você não vai ao supermercado e compra três pacotes de proteína, duas latas de gordura e um punhado de carboidrato. Não, isso realmente não acontece. Porém, eles estão lá escondidinhos toda vez que você compra, por exemplo, um pedaço de carne, pães, óleos vegetais ou manteiga.

Resolvi desmistificar esses três elementos, pois se consumidos de forma incorreta, eles podem provocar várias doenças, inclusive a mais comum de todas: a obesidade. Somos tricombustível
As proteínas são conhecidas como nutrientes energéticos, de construção e funcionais. Isso devido ao fato delas constituírem as principais partes dos órgãos, das células, dos tecidos e dos nossos músculos. Por ser tão importante para o nosso corpo, uma vez consumido, esse combustível é prontamente absorvido pelo organismo. Geralmente

são encontrados em alimentos de origem animal, como as carnes, queijos e os ovos. Porém, também podem ser consumidos através de alguns vegetais, como a soja, o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico.

Já os carboidratos, têm função estrutural de armazenamento energético e são capazes de fornecer energia rapidamente ao organismo numa situação de emergência. Deste grupo fazem parte as fibras alimentares, que ajudam a regular o funcionamento do intestino. Eles podem ser estocados em diversas partes do nosso organismo, sendo as mais comuns as regiões onde ficam localizados os músculos e o fígado. Os alimentos ricos em carboidratos são os de origem vegetal, como as massas, os açúcares, os doces, as frutas, os legumes e as farinhas. Nos produtos de origem animal, a quantidade é desprezível.

Por fim, as gorduras são nutrientes utilizados como uma reserva de energia e podem ser utilizadas como uma fonte secundária, principalmente porque são absorvidas de maneira bem lenta pelo organismo. Elas ficam estocadas, em maior quantidade, nas chamadas células adiposas. Existem, no entanto, dois tipos de gordura: as saturadas e as insaturadas. A primeira, trata-se daquele tipo sólido, encontrado em produtos animais, como a gordurinha visível nas carnes, na pele das aves e na manteiga. Já as insaturadas são as líquidas e encontradas mais comumente nos produtos vegetais, como os azeites e óleos, nas azeitonas e nas oleaginosas, como as nozes, as castanhas, as amêndoas e o amendoim.

Mas não termina aí. Há ainda outro tipo famoso de gordura chamada de trans, que são sintéticas e encontradas em qualquer tipo de tranqueira alimentar , como nos doces em geral, nas bolachas e biscoitos em geral, nos pães brancos como o francês e ainda nos sorvetes de massa e na margarina.

Quais são as suas importâncias funcionais?
As proteínas são importantes para a produção de alguns hormônios como a insulina, o glucagon, o hGH (do crescimento) e o da tireóide. Elas fortalecem a imunidade do organismo por aumentar e reforçar cada vez os nossos anticorpos. Podem, ainda, atuar como transporte de algumas substâncias importantes como o colesterol bom. Além de sustentar a pele na forma de colágeno e elastina, as proteínas contribuem na contração muscular, ajudam a aliviar os edemas (os famosos inchaços), aumentando a freqüência urinária. A sua função mais nobre, no entanto, é a de fazer parte do nosso código genético e transmitir as nossas características aos nossos descendentes. Para ter uma idéia, a proteína é o idioma oficial de qualquer organismo vivo.

As gorduras também são importantes para a formação de alguns hormônios, como os sexuais (testosterona, estrogênios e progesterona) e são partes constituintes das membranas que envolvem as células. Elas atuam como solventes das vitaminas solúveis em gorduras, entre elas a A, D, E e K. Além disso, as gorduras são responsáveis por manter a temperatura do organismo e a nossa principal reserva energética.

Já os carboidratos possuem função exclusivamente energética, principalmente para órgãos vitais como o cérebro, o mais ávido por carboidratos. Ajudam também a contrabalancear a freqüência urinária em conjunto com as proteínas e, no caso dos maratonistas, preservam a massa muscular.

Por que o organismo estoca mais gordura do que carboidrato?
Para entendermos essa relação do organismo, vamos fazer uma continha:
1g de carboidrato fornece 4 Kcal.
1g de gordura fornece 9 Kcal.

Vamos supor que você tenha 10 quilos apenas de gordura corporal. Isso significaria uma armazenagem de 90.000 Kcal. Agora, se essa mesma conta fosse baseada em carboidratos, a armazenagem resultaria em menos da metade de energia, apenas 40.000 Kcal. Imagina o que seria acumular 90.000 calorias em carboidratos. Você iria pesar 12,5 quilos a mais, ou seja, um total de 22,5 quilos só em carboidrato contra 10 Kg em gordura, isso com a mesma concentração de energia. E a conclusão já é previsível: Você seria mais pesado.

A hierarquia do aproveitamento nutricional



Quando acabamos de nos alimentar, nosso organismo utiliza aqueles três tipos básicos de nutrientes na seguinte ordem:

1- Absorção das proteínas
2- Absorção dos carboidratos
3- Absorção das gorduras

Em caso de jejum prolongado (por isso o

indicado é sempre se alimentar a cada três horas), a seqüência é modificada:

1- Absorção dos carboidratos
2- Absorção das gorduras
3- Absorção das proteínas.

Um raciocínio lógico
Baseado na hierarquia de aproveitamento nutricional nota-se que, quando acabamos de nos alimentar, conforme falamos anteriormente, o primeiro nutriente absorvido é a proteína. No caso de um jejum prolongado, ela é a última a ser utilizada. Percebe como o nosso organismo trata a proteína com nobreza?

Em seguida vêm os outros dois, porém, os carboidratos estão sempre à frente das gorduras. O que quer dizer: quanto mais se consome carboidrato, menos o organismo aproveita e queima a gordura. E sabe qual a conseqüência? Engorda-se mais facilmente. Isso explica o porquê da dieta equilibrada e saudável ser rica em proteínas, moderada em gorduras e pobre em carboidratos.

Agora que você conheceu um pouco a mais dos três tipos de nutrientes energéticos utilizados pelo organismo, emagrecer de forma saudável pode ser uma tarefa fácil. E só depende de você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário