Minha lista de blogs

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tempinho pra chocolate Que tal uma receita bem saborosa?






Tempinho pra chocolate

Que tal uma receita bem saborosa?Composto de massa e manteiga de cacau, açúcar, substâncias flavorizantes e ingredientes adicionais, o chocolate, uma das iguarias mais desejadas pela humanidade, também é considerado um alimento funcional, com grande valor nutricional, responsável pelo fornecimento de substâncias importantes para a dieta humana, como proteínas, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas (A, E, B1, B2, B3, B6, B12 e C) e magnésio.

A comprovação da qualidade funcional do chocolate se deve, principalmente, aos diversos estudos realizados por diferentes instituições, cujos resultados demonstram que, assim como o vinho tinto, quando ingerido em quantidades moderadas, torna-se um importante aliado da saúde e do bem-estar. "Estes valores nutritivos do chocolate se devem principalmente ao cacau, grande fornecedor de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, antioxidantes naturais que têm a propriedade de intensificar a função endotelial por meio da ativação do sistema de síntese do óxido nítrico e da diminuição de coágulos nos vasos sanguíneos. O que auxilia, até mesmo, na prevenção de doenças do coração", explica a nutricionista funcional Flávia Ferreira Sguario, da Paraná Clínicas.

De acordo com a especialista, o consumo diário de até 40 gramas de chocolate, que possua mais de 55% de cacau em sua composição (taxa encontrada com maior facilidade nos chocolates amargos), consegue controlar os radicais livres do nosso organismo, moléculas que, em excesso, podem prejudicar a estabilidade das células. "Esta funcionalidade do chocolate reduz as concentrações do colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e retarda o processo de envelhecimento celular". Além disso, ela explica que o chocolate contribui para a ampliação da produção de hormônios, como a endorfina e a serotonina. "A mistura mágica de gordura, açúcar, aroma e textura, faz com que a maioria das pessoas não resista aos encantos e sabores do chocolate. Para intensificar este processo, o chocolate favorece a produção de hormônios que estão diretamente ligados ao bem-estar. Por estes motivos, tornou-se um alimento tão difundido e apreciado".

Para Flávia Sguario, além destas características sensoriais despertadas pelo chocolate, nosso organismo possui um mecanismo de autodefesa e automedicação, que busca, nos alimentos, soluções para deficiências nutricionais e desequilíbrios de neurotransmissores que regulam o humor. "A deficiência de magnésio, por exemplo, afeta a produção de dopamina, neurotransmissor relacionado à alegria e satisfação. A cada 100 gramas de chocolate consumidas, nosso organismo consegue absorver 100 miligramas de magnésio, quantidade suficiente para melhorar consideravelmente o humor das pessoas".

De acordo com a chef de patisserie Viviane Malucelli, que trabalha bastante com este ingrediente, além de fazer bem à saúde, o chocolate é um alimento energético e é apreciado pela maioria. "Algumas pessoas ainda se privam do prazer de comer chocolate pelo receio de engordar, mas se avaliarem os benefícios deste alimento verão que ele é um importante aliado na saúde", destaca.

Que tal aproveitar todos esses benefícios com algumas receitinhas de chocolate? Napolitano de frutas..INGREDIENTES

Frutas:
3 colheres (sopa) de açúcar
300g de frutas de sua preferência (morango cortado em fatias, manga cortada em cubos ou kiwi fatiado)

Creme:
6 gemas
5 colheres (sopa) de açúcar
5 colheres (sopa) de amido de milho
600ml de leite
100g de manteiga cortada em cubinhos e gelada
150g de chocolate branco picado
150g de chocolate ao leite picado

MODO DE PREPARO

Numa frigideira em fogo médio coloque o açúcar e as frutas e deixe no fogo por 3 minutos ou até açúcar derreter. Retire do fogo e reserve. Obs: se for usar kiwi, não faça a calda de açúcar, use-o cru.

Numa panela fora do fogo coloque as gemas, o açúcar e o amido de milho e misture muito bem com o auxílio de um batedor de arame. Adicione o leite e leve ao fogo médio até engrossar. Retire do fogo e acrescente a manteiga cortada em cubinhos e gelada.

Divida o creme em duas partes iguais. Numa parte acrescente o chocolate branco picado e na outra parte chocolate ao leite picado. Misture bem até que os chocolates derretam e fiquem com um brilho acetinado. Reserve.

Numa fôrma de bolo inglês (22cm X 11cm) forrada com saco plástico coloque no fundo metade da fruta com a calda, uma camada de chocolate branco (reservado acima), o restante da fruta com a calda e uma camada de chocolate ao leite (reservado acima). Leve ao freezer por 6 horas. Retire do freezer 30 minutos antes de servir e deixe na geladeira.
INGREDIENTES

2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa cheias) de chocolate em pó
1 lata de creme de leite com soro
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 envelope de gelatina em pó sem sabor, hidratada e dissolvida em 4 colheres (sopa) de água

MODO DE PREPARO

Numa panela coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, leve ao fogo médio e cozinhe até dar ponto de brigadeiro consistente (10 minutos). Reserve.

Num liquidificador coloque o creme de leite com soro, o leite de coco e a gelatina e bata bem. Acrescente o brigadeiro (reservado acima) e bata por mais 5 minutos.

Em taças coloque o creme (feito acima) e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Decore e sirva em seguida.
Chocolate

Além de delicioso, alimento contribui com a saúde. Experimenta!Apreciado durante todo o ano, o chocolate é um forte aliado no inverno. No fondue, chocolate quente e até mesmo na pizza, o alimento permite diversas combinações saborosas. E o melhor, saudáveis!

Suas propriedades elevam os níveis de serotonina e endorfina, o que causa sensação de bem-estar, garante disposição e ainda ajuda a evitar a depressão.

Feito com massa e manteiga de cacau, sacarose e outros ingredientes, o chocolate contém carboidratos, gordura, cálcio, ferro, potássio, cobre, manganês, magnésio, vitaminas E e do complexo B e substâncias como a cafeína, que estimula o raciocínio. Os benefícios do alimento dependem da quantidade de flavonóides presentes no cacau, que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas.

O chocolate amargo contém cerca de 70% de cacau, portanto uma fonte rica em flavonóides, que beneficiam também o sistema circulatório. Em contrapartida, o chocolate ao leite apresenta quantidades muito baixas e o chocolate branco não contém a substância em sua composição e é um pouco mais calórico do que o chocolate comum.

De acordo com a nutricionista Marcella Xavier, do Oba Hortifruti, a quantidade de chocolate diária recomendada é de 30g. "Assim, é possível compor uma alimentação balanceada em calorias e nutrientes, pois ingerir grandes quantidades de alimentos energéticos aumenta o risco de obesidade", alerta.Brigadeiro de copo.....INGREDIENTES

600g de morangos cortados em cubos
1/3 xícara (chá) de aceto balsâmico
½ xícara (chá) de açúcar
2 latas de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
150g de chocolate meio amargo picado
200ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

MODO DE PREPARO

Numa tigela coloque os morangos, o aceto balsâmico e o açúcar, misture e deixe marinando por cerca de 1h. Em seguida escorra os morangos numa peneira e reserve a marinada. Coloque numa panela o leite condensado, a manteiga e leve ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 8 minutos. Desligue o fogo e adicione o chocolate misturando bem até derreter. Acrescente ao chocolate a marinada do morango (reservada acima) e misture. Retire a mistura de chocolate e adicione o creme de leite fresco batido em ponto de chantilly e misture bem. Em 8 taças distribua os morangos marinados (reservados acima). Coloque uma camada de chocolate com a marinada de aceto balsâmico e em seguida uma camada de chocolate com chantilly. Leve à geladeira para gelar. Sirva em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário