Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Receitas caseiras para hidratar dos pés a cabeça





Receitas caseiras para hidratar dos pés a cabeça ..........Ter uma pele bonita e hidratada fica ainda mais difícil com a exposição freqüente ao sol, com o contato com a água salgada do mar, ou ainda, com a clorificada da piscina. Os cabelos também sofrem com as variações climáticas. Mas, com jeitinho, dá para aproveitar tudo isso e ainda exibir o look tropical até a chegada do inverno (mantenha o bronzeado por mais tempo).

A especialista Samia Maluf, proprietária da clínica By Samia Aromaterapia, ensina algumas receitas naturais para manter a pele e os cabelos hidratados mesmo com o clima quente (dicas de beleza para seu tipo de pele e cabelo). Com simples cuidados, seu bronzeado vai durar mais e seu organismo não vai sentir tanto a falta de hidratação típica desta época do ano , explica. Confira as receitas para o rosto, corpo, pés e cabelos:

Passo 1: Retire as células mortas do corpo
Misture bem 2 colheres de sopa rasas de sal marinho com 5 colheres de óleo vegetal de girassol, 6 gotas de óleo essencial de lavanda. Massageie a pele do corpo, mãos e pés. Dicas para a massagem: Comece dos pés para cima, em direção à virilha, com movimentos circulares. Você pode usar uma bucha vegetal para ajudar, sempre de leve. Na barriga, massageie de fora para dentro, em direção ao umbigo. Capriche nas nádegas, já que essa área costuma ser vítima da foliculite (pêlos encravdos , explica Samia. Mas fique atenta: este preparado não pode ser usado no rosto, que tem uma pele sensível demais (esfolie a pele para turbinar o bronzeado). Passo 2: Retire as células mortas do rosto
Misture bem 1 colher de sobremesa de farelo de aveia, água mineral suficiente para formar uma pasta e 1 gota de óleo essencial de Palmarosa. Passe a pasta no rosto com as mãos ou um pincel e deixe secar por 20 minutos. A máscara se transformará em uma espécie de borracha. Esfarele-a com as mãos e lave o rosto em seguida. Se a quantidade de farelo de aveia for pouca, você pode aumentá-la, assim como a água. Porém, use somente uma gota de óleo essencial.

Passo 3: Hidrate a pele do rosto e do corpo
Misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate com 3 gotas de óleo essencial de lavanda e passe no corpo, sem enxaguar. Em vez de usar seu hidratante costumeiro, aplique esta mistura. Samia garante que sua pele ficará sedosa e muito cheirosa. Para o rosto, use 1 colher de chá de óleo vegetal de abacate com apenas 1 gota de óleo essencial de lavanda. A mesma mistura do rosto serve para hidratar as mãos (máscaras especiais para o rosto).

Passo 4: Hidrate os pés
Primeiro, retire as células mortas conforme indicado no primeiro passo. Depois, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate, 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de lavanda. Massageie os pés com a mistura e envolva-os em toalhas quentes. Deixe-os descansando por 20 minutos. Vale ressaltar que não é aconselhável usar lixas nos pés, que ficam ainda mais grossos depois. Caso ache necessário, use uma pedra pomes suavemente (livre-se das rachaduras nos pés).

Passo 5: Hidrate os cabelos
Se seus cabelos são claros, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de abacate com 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang. Massageie os cabelos, envolva-os em papel alumínio ou touca de isopor (não use touca térmica) e deixe descansar por 20 minutos. Lave-os normalmente com seu xampu usual. Já se seus fios são escuros, misture 1 colher de sopa de óleo vegetal de castanha-do-pará com 3 gotas de óleo essencial de cedro e 3 gotas de óleo essencial de ylang ylang. Massageie os cabelos, envolva-os em papel alumínio ou touca de isopor (não use touca térmica) e deixe descansar por 20 minutos. Lave-os normalmente com seu xampu usual........... Os 9 segredos indispensáveis para controlar a oleosidade da pele
Cuidados com a maquiagem; os sabonetes e o corte de cabelo para acabar com o problema ...........Com o tempo começando a esquentar, o pesadelo de quem tem a pele oleosa volta a ganhar contorno. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lencinhos umedecidos e produtos adstringentes são algumas das medidas preventivas mais comuns.

Mas qual delas realmente funciona? É preciso prestar atenção no tipo de sabonete que você usa, na composição da maquiagem e até no seu corte de cabelo , afirma o dermatologista Ademir Junior, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

Numa entrevista bastante didática, ele explica tudo o que você precisa fazer para proteger a pele contra o excesso de oleosidade e, conseqüentemente, ficar longe de cravos e espepinhas, além de evitar aquele aspecto brilhante que derrete qualquer maquiagem.

1. Na hora do banho
O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante: use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele dsta região. Alguas marcas, inclusive, dispõem de opções específicas para cada tipo de pele.

2. Maquiagem
O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que você tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adastringente, poe usar maquiagem sem medo. Se possível, busque produtos que são desenvolvidos para pele oleosa, ou seja, que não incentivama produção de sebo. Também peça por opções com o chamado efeito mate , que dão aspecto mais seco.

3. Lencinhos umedecidos
Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas ão resolvem a olesidade. A ação é restrita ao alívio do desconforto. Pode haver, inclusive, um aumento da oleosidade, caso seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou plaquinhas de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto.

4. Franja no rosto
A oleosidade dos cabelos e do couro cabedulo acaba prendendo-se à testa e ao rosto. Além disso, o cabelo abafa a pele, que acaba com dificuldade de respirar. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha os fios presos na maior parte do tempo.

5. Efeitos da poluição
Os agentes poluentes facilitam a inflamção da pele, gerando problemas como a acne. Vale lembrar que o proprio óleo em excesso já apresenta esta propriedade, assim como a poluição, individualmente. Somando os dois, portanto, teremos maior inflamação cutânea.

6. Proteção contra o sol
Você nunca deve dispensá-la, mas precisa usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com FPS 30 no mínimo. Em geral, esses produtos vêm em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência agrada mais). As fórmual são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultraviletas, mas também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.

7. O mito do chocolate
A Ciência ainda não dispõe de um veredicto a esse respeito. Enquanto muitos estudos dizem que o consumo de chocolate não tem nanda a ver com o aumento da oleosidade, outros apontam a quantidade de gordura presente na composição como um fator desencadeante para o problema. Na prática, o dr. Ademir recomenda que você preste atenção no próprio metabolismo e observe se o consumo causa alguma mudança na sua pele.

8. Ar condicionado
Quando o tempo esquenta, fica difícil escapar dele. O problema é que o ar condicionado, por ressecar o ambiente, ajuda na desidratação da pele. Com isso, há o aumento na produção de óleo, como uma reação natural do seu organismo para tentar reduzir a perda desta água. Hidrate-se bastante, com água e sucos naturais, que o efeito do aparelho tende a ser menos nocivo sobre sua aparência.

9.Antes de dormir
Deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquiagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, o dermatologista recomenda que você aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor saída é usar um filtro solar próprio para peles oleosas............ Limpeza de pele varre cravos, espinhas e impurezas
Veja com que intervalo você deve se submeter ao tratamento ..........Cravos, espinhas e os famosos miliuns (bolinhas de sebo sob a pele) fazem você estremecer em frente ao espelho? Eles são resultados de impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir. Para conseguir se livrar deles, só com uma boa faxina no rosto, recuperando o brilho e a viscosidade.

Mas nem todo mundo precisa se submeter a essa varredura completa. "Muitos tipos de pele conseguem se limpar naturalmente. A exceção normalmente fica por conta da pele oleosa que, em geral, não se satisfaz apenas com tônicos e sabonetes", explica Mônica Fiszbaum, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A freqüência da operação limpeza também depende dos tipos de pele.

Quem tem espinhas, precisa do tratamento uma vez por mês. Se sua pele é muito oleosa, a visita pode ser trimestral desde que os cuidados domésticos façam parte do seu dia-a-dia. Peles normais pedem limpezas com o mesmo intervalo ou até com um espaço maior. Para isso, basta manter em casa um kit com alguns produtos que ajudem a manter a aparência higienizada: um bom tônico, loção demaquilante (no caso das mulheres), creme ou gel de hidratação e, para os mais empenhados, alguma fórmula esfoliante.Na clínica ou em casa, atenção
Em casa, a remoção das impurezas faciais exige cuidados redobrados. Uma apertadinha a mais pode até provocar cicatrizes no rosto. "Recomendo espremer apenas lesões superficiais, fáceis de se retirar" , aconselha Mônica.

O ideal é lavar o rosto embaixo de água bem quente, de preferência no chuveiro, para o vapor ajudar a abrir os poros. Depois, molhe um algodão com água aquecida e deixe repousar por um tempo sobre o cravo ou a espinha. Aperte com os dedos ao redor dos pontinhos fazendo pressão para baixo. Se estiver difícil para sair, não insista.

Já na esteticista, a limpeza de pele dura entre 50 e 60 minutos e pode ter até oito passos. Confira a seguir o que acontece em cada um deles.

1. Higienização
É a primeira fase da limpeza, feita com loções e demaquilantes para retirar impurezas superficiais ou maquiagem. São usados produtos na forma de musse, emulsão, creme ou gel.

2. Esfoliação
Realizada com cosméticos cheios de grânulos, remove as células mortas e afina a parte mais superficial da pele

3. Desincrustação
Alguns dermatologistas fazem uma máscara para amolecer a camada superficial da pele e favorecer a retirada de cravos, espinhas e miliuns.

4. Vapor
O rosto fica sob vapores de ozônio para abrir os poros. O gás também tem efeito bactericida e ajuda a preparar a região para as extrações.

5. Extração
É a caça ao inimigo. Pode ser feita manualmente ou com um aparelho de sucção, sem a necessidade de espremer com as mãos. Os cravos brancos e miliuns são retirados com uma microagulha esterilizada, por serem mais profundos.

6. Máscara calmante
Por 10 minutos, o rosto recebe uma máscara que irá recuperá-lo de tantas apertadinhas. Existem produtos específicos pada tipo de pele, hidratando ou controlando a oleosidade.

7. Aparelho de LED
Esse estágio só aparece em procedimentosmais agressivos. O aparelho tem propriedades cicatrizante e antiinflamatória, deixando o rosto bem menos marcado e sem a vermelhidão característica de uma limpeza mais rigorosa.

8. Máscara final
Feita à base de cremes ou, nas peles oleosas, com gel. Há muitas variações, escolhidas de acordo com a necessidade da pele após o tratamento. Há a hidratante, a clareadora de manchas ou sardas, a calmante, a purificante e a que oxigena boa para peles sem vitalidade. "O paciente vai para casa com a máscara e deve permanecer com ela durante três horas. Depois disso, é só lavar o rosto com água" , explica a dermatologista.Antes de entrar na faxina
A dermatologista Mônica Fiszbaum conta que algumas dúvidas já se tornaram cativas no consultório e continuam em pauta entre homens e mulheres que procuram orientação profissional antes de entregar o rosto para ser renovado. A seguir, ela responde todas elas para você.

Todo mundo deve fazer limpeza de pele?
Não. Pacientes com a pele cheia de espinhas amareladas devem evitar o procedimento. Nessa situação, a infecção pode se disseminar e o tratamento, em vez de ajudar, vai comprometer a saúde cutânea. Nessas situações, o melhor é fazer um tratamento com o dermatologista, esperar as espinhas sumirem e, aí sim, incluir a limpeza na rotina.

Posso fazer limpeza quado estiver bronzeada?
Não é recomendado. Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade. Portanto, o contato com alguma substância mais agressiva pode provocar o aparecimento de manchas que vão ficar ainda mais evidentes quando o bronzeado sumir.

Depois de fazer a limpeza, é permitido tomar sol?
Nem pense nisso. Saindo da clínica, fique 48 horas sem se expor ao sol. Além disso, aplique filtro solar com fator 15, no mínimo. Cosméticos que tenham ácidos na composição também estão proibidos nesse período a pele está sensível demais e eles prodem causar manchas. A mesma recomendação vale para o cremes oleosos, que podem entupir os poros.
Grávidas podem fazer limpeza de pele?
A não ser que a futura mamãe já tenha o hábito incluído no cotidiano, melhor evitar. Mas explicação para isso tem fundo emocional: os médicos preferem proteger a paciente de qualquer tratamento que possa causar dores ou estresse.

Cravos: é possível prevenir!
Evitar os pontinhos pretos que insistem em marcar seu rosto é praticamente impossível, afinal não dá para frear a oleosidade natural da pele e, menos ainda, encapar o rosto e protegê-lo da poluição os dois fatores que desencadeiam o surgimentos dos cravos.

Mas não é por isso que você precisa passar o tempo todo com o rosto pintado. Alguns cuidados caseiros são suficientes para remover os pontos ainda que, a longo prazo, não substituam uma limpeza de pele.

Tônicos e produtos adstringentes oferecem ótimos resultados, assim como sabonetes de ação profunda. Só tome cuidado para não usar produtos inadequados para o seu tipo de pele. Eles podem ressecar demais o rosto, levando o organismo a produzir ainda mais sebo e, conseqüentemente, favorecendo o aparecimento dos cravos e até de espinhas. No caso das mulheres, dormir maquiada também é fatal: os cosméticos entopem os poros, e o rosto rapidamente enche-se de pontos pretos............. Apague as manchas causadas pelo sol
Hidratação, esfoliação e máscaras caseiras devolvem a beleza da pele ...........Juntamente com o verão vêm as manchas solares. "Mesmo com todos os cuidados, como protetor solar, boné, chapéu e guarda-sol, peles muito claras e delicadas ficam com marcas só pelo contato com o calor do carro", afirma a especialista em estética corporal e facial Blanch Marie, do Instituto Blanch Marie.

Para diminuir esses efeitos causados pelo sol, trazendo mais brilho e luminosidade a pele, hidratação e esfoliação são fundamentais. A esteticista ensina que, primeiramente, deve ser realizada uma higienização da pele do rosto com um demaquilante, para retirar as impurezas como sujeira, maquiagem e excesso de oleosidade. Logo após, com um algodão, passe no rosto uma loção tônica, para peles normais e secas e uma loção adstringente, para as oleosas. Essa loção vai finalizar a limpeza.

É hora da esfoliação para retirar as células velhas e afinar a pele, que deve ser hidratada com um creme de concentrados de ativos que devem conter uréia, vitamina A, C, E e filtro solar, para revitalizar, retardar o envelhecimento pela neutralização dos radicais livres, devolver a maciez e vitalidade por sua potente ação antioxidante e clarear as manchas.

As máscaras caseiras também trazem ótimos resultados. Elas devem ficar por 20 minutos no rosto. Faça uma vez por semana durante um mês e, depois, a cada 15 dias. Veja duas receitas sugeridas por Blanch Marie.

Máscara de pepino
Bata um pepino, uma xícara de chá de leite de rosas e duas claras batidas em neve. Coe e aplique sobre a mancha.

Máscara de mel e amêndoas
Bata uma colher de mel, três colheres de óleo de amêndoas doce, meia xícara de chá de alecrim e argila verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário