Minha lista de blogs

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Diga não aos exageros, mesmo que partam de hábitos saudáveis Equilíbrio é a palavra-chave para manter a saúde e o peso em dia



Diga não aos exageros, mesmo que partam de hábitos saudáveis
Equilíbrio é a palavra-chave para manter a saúde e o peso em dia ....Seguindo a tendência atual, que preza pela saúde e boa qualidade de vida, você é adepto de hábitos exemplares: consome litros de água diariamente, recheia seu cardápio com alimentos ricos em fibras e produtos light, e ainda controla com atenção a quantidade alimentos ricos em gorduras no seu prato. Tamanho esforço sobre o menu só poderia resultar em benefícios, não é mesmo? Nem sempre! Exageros, mesmo que saudáveis, podem causar efeitos contrários no seu organismo.

Confira, a seguir, uma lista de hábitos incentivados pelos especialistas em boa alimentação. A responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, atenta para os sinais que o corpo dá quando as recomendações são levadas além da conta.

Litros e mais litros de água
A recomendação diária da bebida é de oito copos. Pessoas que praticam atividade física ou que vivem em regiões muito quentes ou secas devem ter atenção redobrada sobre o consumo para evitar a desidratação , alerta Roberta.

Além disso, a nutricionista lembra que a água pode auxiliar na eliminação de peso, já que proporcionam sensação de saciedade, diminuindo a ingestão de alimentos. Outro benefício da água é que ela ajuda na eliminação de toxinas do corpo, através da urina , lista a especialista. Ela diz ainda, que é importante consumir a bebida durante todo o dia. Evite concentrar um elevado volume de água em curtos períodos do dia , aconselha.

Extrapolar na quantidade pensando em aumentar os benefícios, no entanto, não passa de engano. Roberta conta que apesar de a ingestão excessiva de água não apresentar problemas ao organismo, os benefícios proporcionados pelo consumo dela não serão aumentados também. Como não existem dados suficientes que demonstram algum malefício com uma elevada ingestão de água, não há um limite da bebida , afirma a especialista. Vale frisar, porém, que o excesso é desnecessário.

Fibras em exagero
Trinta gramas de fibras por dia são a quantidade ideal para você desfrutar de dos benefícios do nutriente. Os principais alimentos fontes são os legumes, as verduras, as frutas e os cereais integrais. Por isso, esses alimentos devem fazer parte da alimentação diária , aponta a nutricionista do Minha Vida.

Entre as vantagens de atender à recomendação de consumo de soja, Roberta cita o aumento da sensação de saciedade (reduzindo assim a ingestão de alimentos e auxiliando no emagrecimento), a diminuição do colesterol sanguíneo e o controle da glicemia, além do regulamento do intestino.

O aumento repentino e exagerado do consumo de fibras pode trazer desconfortos estomacais e intestinais, como o aumento da produção de gases, por exemplo , ressalta a especialista. Quando a ingestão de líquido não é adequada à de fibras, o bolo fecal fica endurecido, prejudicando a eliminação das fezes. Para evitar tais inconvenientes, Roberta aconselha a não ultrapassar a quantidade de 60 gramas de fibras por dia.

Abundância de proteínas
As tarefas desempenhadas pelas proteínas fazem delas participantes de peso na alimentação diária. Elas devem representar de 15 a 20% do valor calórico total da dieta. Uma dieta de 2.000 calorias, por exemplo, precisa fornecer entre 75 e 100 gramas de proteínas por dia , afirma a especialista.

Ela esclarece que as proteínas são compostas por aminoácidos. Durante o processo de metabolização, as proteínas são quebradas, liberando tais aminoácidos. No organismo, eles serão utilizados para formar novos tecidos, hormônios, enzimas e anticorpos, além de serem meios de transporte de gorduras e colesterol , detalha sobre as funções do nutriente.

Em demasia, porém, as proteínas podem sobrecarregar o fígado e os rins. Isso porque esses órgãos estão envolvidos no processo de metabolização delas e excretam as substâncias não aproveitadas. O ideal é que o consumo de proteínas não ultrapasse 20% do valor calórico total da dieta , alerta a nutricionista. Roberta lembra que pessoas com histórico de doença renal devem se preocupar ainda mais com o controle das proteínas, evitando a sobrecarga do órgão.

Mania light
Os alimentos light entram em cena para diversas finalidades, não somente como aliados de quem quer emagrecer. De acordo com Roberta Stella, um alimento que apresenta redução ou isenção de gorduras pode ser utilizado por quem precisa controlar a ingestão do nutriente. Já um outro alimento com redução ou isenção de açúcar pode ser benéfico para os diabéticos. Isso prova as muitas facetas dos produtos light.

Mas, é preciso verificar os rótulos do produto para analisar se o alimento light corresponde às suas necessidades pessoais. Há pessoas que mesmo sem necessidade fazem questão de consumir alimentos light. Entretanto, um alimento light com redução de algum nutriente pode acarretar em uma quantidade menor de outros nutrientes , surpreende a especialista.



Ela cita o exemplo dos pães. Com baixas calorias, eles podem apresentar uma quantidade menor de fibras, vitaminas e minerais. Reduzir a função do alimento apenas à quantidade de calorias pode levar a esse erro , completa.

A nutricionista lembra que é possível se alimentar saudavelmente sem precisar substituir todos os alimentos convencionais pela versão light. Não recomendo que uma pessoa que tenha o costume de comer doces todos os dias, faça substituições pelas versões light deles. Sugiro reduzir a freqüência de ingestão de doces e fazer trocas por alimentos mais saudáveis .

A conclusão da especialista do Minha Vida é: se você não parar para analisar os motivos que fazem valer a troca, vai perceber que muitas substituições podem trazer nenhuma vantagem .

Boicote às gorduras
Entre outras tarefas, a gordura atua no fornecimento de energia para que o corpo possa cumprir suas muitas funções. Alguns nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis, necessitam da gordura para serem transportadas pelo organismo.

Bani-las completamente do cardápio é tarefa difícil, pois elas se encontram em praticamente todos os alimentos. Mas ao restringir muito o nutriente, o corpo passa a buscar energia de outras fontes, como os carboidratos e as proteínas, podendo causar deficiência.

Roberta informa que a quantidade do nutriente deve girar em torno de até 30% do valor calórico da dieta. Dentro deste valor, a gordura saturada precisa representar até 7% e as gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas devem ficar com o restante da porcentagem. Respeitar a recomendação de gorduras é um dos pontos envolvidos na prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares , diz

Nenhum comentário:

Postar um comentário