Minha lista de blogs

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Perguntas Frequentes Encontrei um animal, o que fazer?






Perguntas Frequentes
Encontrei um animal, o que fazer?Resposta

Quem ajuda animais abandonados pelas ruas são as pessoas que, como você, os encontram e que se sensibilizam com a situação do animal. Não espere ajuda de alguma organização particular ou pública, tome a iniciativa e dê a assistência que o animal necessita. Veja aqui algumas informações e orientações sobre o que fazer.

Abrigos

Abrigos de ONGs ou particulares não recebem animais levados por terceiros, pois são destinados aos animais encontrados pelos próprios responsáveis por estes espaços e por outros criminosamente abandonados nas portas destes locais. Além do que invariavelmente estão lotados.

Abrigos não são locais bons para os animais. Eles necessitam de alguém que lhes dedique atenção e carinho.

A grande maioria dos abrigos são locais terríveis para os animais, ainda que nascidos da boa intenção e compaixão das pessoas os recolhem. Mas, por conta dos primeiros recolhimentos, outras pessoas se sentem com o direito de abandonar animais nestes abrigos e isto se repete sucessivamente, criando uma situação de superpopulação que inviabiliza qualquer trabalho. Diariamente, são enviados às listas da internet apelos desesperados por dinheiro, alimentos e remédios. O comum é que animais fiquem permanentemente confinados, sem poderem se movimentar adequadamente e sem o afeto de ninguém. Muitas vezes, por falta de recursos, não recebem a alimentação e os cuidados veterinários essenciais.

A única instituição que recolhe animais são os Centros de Controle de Zoonoses (carrocinha), mas geralmente para matá-los.

O QUE FAZER

Sobre o animal que mora com você

Se o animal que você pretende levar a um abrigo é o que mora com você, saiba que a mudança de local, bem como a perda de contato com as pessoas com as quais está acostumado e se afeiçoou, causa grande sofrimento a ele, podendo causar-lhe até a morte por depressão.

Se o motivo de querer entregá-lo for seu comportamento, indicamos dois métodos para evitar a separação.

Primeiramente, consulte uma especialista em florais, altamente indicados em questões comportamentais dos animais. Duas pessoas fazem isto gratuitamente:

Deolinda - gato.verde@terra.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - http://www.gatoverde.com.br/, fone (11) 2275-8629 após às 19h.

Martha - http://www.floraisecia.com.br/consulta_animais.php (gratuito para abrigos para animais, ONGs e grupos de proteção animal. Consultas individuais a preço reduzido.)

Outra alternativa é buscar a ajuda de um educador comportamental.

Estes encaminhamentos certamente serão melhores não só para o animal, como para sua consciência e para seu coração.

Sobre o animal abandonado

Se você encontrou um animal abandonado, dê a ele os cuidados necessários: alimentá-lo, medicá-lo, castrá-lo e encaminhá-lo para adoção.
Como doar um animal?
E-mail
Imprimir

Para encaminhar a adoção de cães e gatos, providencie fotos digitais para enviar aos sites nacionais de adoção. Seguem algumas indicações:

Guia Vegano - http://www.guiavegano.com.br/
Adotacão - http://www.adotacao.com.br/
Cachorro Perdido - http://www.cachorroperdido.com.br/
Vida de Cão - http://www.vidadecao.com.br/

As fotos servirão também para a confecção de cartazes que você poderá afixar em clínicas veterinárias, petshops e casas agropecuárias. É nestes lugares que comumente as pessoas buscam cães e gatos para adoção.

Coloque anúncio promovendo a adoção na seção de classificados do principal jornal de sua cidade.

Outra opção é encaminhar a adoção através das feiras realizadas por ONGs ou protetores de animais independentes. Informe-se com os grupos de defesa animal de sua cidade ou região. Uma relação de grupos com sites na internet pode ser acessada .aqui os sites de grupos de defesa animal
1 Link GAPA - Grupo de Assistência e Proteção aos Animais
Itaipava 145
2 Link COMBINA - Companhia dos Bichos e da Natureza
Nova Fribrugo 152
3 Link AnimaVida
Petrópolis 159
4 Link SPPA - Sociedade Petropolitana de Proteção dos Animais
Petrópolis 168
5 Link Gatos do Rio
Rio de Janeiro 200
6 Link Gatos do Campo de Santana
Rio de Janeiro 168
7 Link SOZED - Sociedade Zoófila Educativa
Rio de Janeiro 129
8 Link Projeto Resgatos
Rio de Janeiro 157
9 Link Oito Vidas
Rio de Janeiro 202
10 Link Grupo Miação
Rio de Janeiro 173
11 Link SUIPA - Sociedade União Internacional Protetora dos Animais
Rio de Janeiro 160
12 Link Defensores dos Animais
Rio de Janeiro 223
13 Link ACCG - Associação Casa do Cão e Gato
Rio de Janeiro 185
14 Link ULA - União Libertária Animal
Rio de Janeiro."A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior – engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."
Olympia Salete.



Cuidados ao encaminhar um animal para adoção

* antes de doar, providencie a castração do animal. Saiba mais clicando aqui . Se o candidato à adoção desejar um animal não castrado, busque conscientizá-lo sobre a importância da esterilização. E jamais doe um animal não castrado para o candidato, pois ele pode estar buscando animais para procriar, atividade que comumente implica maus-tratos;
* faça uma entrevista cuidadosa com o candidato à adoção, preferencialmente indo ao local onde ficará o cão ou gato, a fim de verificar se o mesmo tem condições de receber o animal. E também para evitar que cães e gatos sejam vítimas de crueldades, sendo adotados para rinhas, procriação e venda (especialmente os de raça), rituais etc, ou por pessoas desajustadas que só querem o animal para maltratá-lo;
* não doe o animal se o candidato não assinar um termo de responsabilidade.# tenha cuidado especial com pedidos para filhotes de gato todo preto, comumente usado em rituais religiosos, especialmente os não-castrados;
# se o candidato declarar que está adotando devido à morte de outro animal, informe-se sobre o motivo do óbito, prevenindo futuras contaminações por doenças como cinomose e parvovirose, altamente contagiosas e que deixam o local infectado.TERMO DE RESPONSABILIDADE DE NOVO GUARDIÃO - ADOÇÃO DE ANIMAL

Observação: exigir RG, CPF e comprovante de residência atualizado. Ficar com cópia. Este termo é válido para São Paulo, em outras cidades retire-se a citação da Lei Municipal.
 
Eu __________________________________________________________________________________________, residente à ___________________________________________________________________________________,
bairro ________________________________, cidade /estado ____________________________________/______,
DDD (____) tel. res. _____________________, tel. coml. ______________________, cel. _____________________,
RG __________________________________________, CPF ___________________________________________,
E-mail: _______________________________________________________________________________________.
DECLARO que estou assumindo a responsabilidade total sobre a vida, saúde e educação do animal da:
Espécie ( ) canina - ( ) felina Sexo ( ) macho ( ) fêmea cor __________________________________,
idade ____________________, castrado, vacinado e vermifugado em _____/______/_______.
Nome _________________________________ e RGA n°___________________________________.
Ao assumir a responsabilidade sobre este ser vivo, entendo estar sob as sanções da Lei Federal 9605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e da Lei Municipal 13.131 de 18 de maio de 2001 (Lei de Posse Responsável). Entendo que abandonar, soltar, deixar fugir, não alimentar, acorrentar, bater e amedrontar são formas de maus tratos com pena prevista na lei. Assumo, a partir deste momento, a educação e bem-estar desta vida, assim como os encargos totais com sua saúde. Entendo que a responsabilidade e os encargos financeiros de vacinações, tratamentos, cirurgias, consultas médico-veterinárias, bem como qualquer gasto ou necessidade de qualquer natureza referente a este animal, a partir da adoção, é exclusivamente meu e que devo procurar imediatamente um médico veterinário de minha confiança para promover as vacinações e vermifugações necessárias. Comprometo-me a levar este animal para consulta veterinária pelo menos uma vez por ano (vacinas polivalente e anti-rábica) e sempre que necessário; a colocar redes de proteção ou telas nas janelas e sacadas, que impeçam a passagem do animal para a rua ou lugares estranhos à minha tutela. Estou ciente e aceito que o animal adotado pode ser visitado em qualquer época pelo doador ou por seu representante e, se verificados maus-tratos de qualquer espécie, o animal poderá ser retirado de minha guarda imediatamente, e que incorrerei nas penas previstas nas leis. Comprometo-me a dar informações claras e objetivas por telefone sempre que for procurado(a) pelo(a) protetor(a) doador(a). Caso o animal não se adapte em minha casa, comprometo-me a comunicar o(a) protetor(a) antes de qualquer outra atitude. Entendo que nenhuma das minhas obrigações assumidas aqui acarreta em qualquer ônus para a entidade ou protetor(a) doador(a).Todos os meus familiares estão de acordo com esta adoção e compreendem que o animal viverá no mínimo por 10 anos. Assim, assumo a total responsabilidade pelo seu bem-estar na juventude e na velhice, na saúde e na doença.

CIENTE, ACEITO E ASSINO __________________________ São Paulo, ____ de _______________ de _________
Protetor(a) Doador(a) _________________________________________________ Fone: _____________________

TESTEMUNHAS:
1- Nome, RG, endereço e telefone / 2- Nome, RG, endereço e telefone
_____________________________________________________________________________________________"A melhor forma de prever o futuro é criá-lo."
Peter Drucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário