Minha lista de blogs

domingo, 12 de setembro de 2010

Escovar os dentes protege o coração



Escovar os dentes protege o coração.Que escovar os dentes evita cáries todo mundo sabe. Mas o que você pode desconhecer é que os cuidados com a higiene bucal afetam o seu coração. De acordo com pesquisa publicada no British Medical Journal, não escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia pode aumentar em até 70% o risco de doenças cardiovasculares. O estudo também mostrou que homens fumantes e com outros problemas de saúde como diabetes ou obesidade costumam não dar atenção à escovação diária dos dentes e ao uso de fio-dental.

As doenças inflamatórias na gengiva, como por exemplo a gengivite, são causadas por bactérias que provocam a destruição dos tecidos ao redor dos dentes. No entanto, esses danos podem ter ações locais - somente na boca - ou à distância. Nesse último caso, as bactérias da gengiva se espalham para outros órgãos do corpo, comprometendo o fluxo de sangue nas artérias do organismo.

Assim, esses microorganismos podem ser responsáveis por penetrar na parede da artéria que abastecem o coração provocando inflamação e entupimento causando aterosclerose (doença crônica que ocorre por meio da formação de placas de gordura nas artérias), infarto do miocárdio (músculo cardíaco), angina do peito (desconforto na região do tórax por falta de sangue e oxigênio)e até Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Além disso, as grávidas também devem ficar atentas à higiene bucal. Segundo o especialista em periodontia Eduardo Rollo, as doenças na gengiva podem ser responsáveis pelo nascimento de bebês prematuros e de baixo peso. "O ideal é procurar o periodontista antes da gravidez. Mas mesmo durante a gravidez , caso ocorra uma gengivite, o tratamento pode ser executado com benefícios para a gestante e o bebê. A ideia é que o tratamento seja adequado às grávidas e menos invasivo possível", eslarece o especialista.

De acordo com o periodontista, é obrigatório que as pessoas escovem os dentes pelo menos duas vezes ao dia. No entanto, como as bactérias que provocam as inflamações crescem a cada 24h, o ideal é que todos escovem os dentes três vezes ao dia para controlar as cáries e evitar problemas cardíacos. No caso das crianças, é fundamental que a escovação ocorra de três a até quatro vezes ao dia, principalmente após qualquer tipo de alimentação.

As pessoas devem limpar a boca antes da escovação, bochechando com água, e usar fio-dental. Para ser mais eficaz, coloque um pouquinho de pasta de dente no fio e aplique movimentos circulares, entrando ligeiramente no sulco da gengiva. Para uma correta higiene bucal, é importante o uso de uma escova de dentes macia, com pouca pasta. "Deve-se segurar a escova de forma suave para executar movimentos circulares, sem exercer pressão excessiva nos dentes e gengiva", ensina o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário