.........................Aneel anuncia novas regras para corte de energia elétrica...........Agora, a luz só pode ser desligada três meses após o vencimento da conta. Depois de acertada a dívida, o prazo para religar a energia diminui de dois para um dia.
Esqueceu de pagar uma conta? Não tem jeito. O consumidor pode ficar sem luz. Mas a partir de 1º de dezembro, as distribuidoras têm um prazo para fazer o corte. Só podem desligar a energia até três meses após o vencimento da conta.
Depois desse prazo, as empresas podem cobrar do cliente de outras formas: incluir o nome na lista de inadimplentes ou até levar o caso à Justiça. Ou seja, o consumidor não se livra da dívida. Só da ameaça de ficar no escuro.
“Essa regra dos 90 dias só se aplica àquele consumidor que esqueceu de pagar uma conta e passou a pagar todas as contas mais recentes”, explica o procurador geral Márcio pina
E depois que a dívida for acertada, o prazo para religar a energia cai de dois para um dia. Alívio para Mabel Oliveira, que vive de costura. Faltar luz na casa dela é prejuízo.
“Eu fico sem dar aula, eu fico sem receber”, conta Mabel.
As distribuidoras têm um prazo de um ano para instalar postos para fazer atendimentos pessoalmente. E o cliente só pode esperar 45 minutos na fila.
O novo serviço é sem qualquer custo para o consumidor.
“Não terá novo aumento tarifário, não terá novo impacto na tarifa de agora pra frente”, esclarece o diretor da Aneel Romeu Rufino.
As empresas seguem com o direito de cortar a energia do consumidor se ele for avisado pelo telefone.............Não vai mais ser permitido o corte da luz para consumidores que estiverem com uma conta pendente e outras mais recentes já pagas. O objetivo é não deixar que o corte seja um instrumento de cobrança.
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário