Minha lista de blogs

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O TRESC disponibilizará a partir de sexta-feira (24) a Central de Atendimento ao Eleitor que, por meio do telefone 0800-6480148,


















O TRESC disponibilizará a partir de sexta-feira (24) a Central de Atendimento ao Eleitor que, por meio do telefone 0800-6480148,

O TRESC disponibilizará a partir de sexta-feira (24) a Central de Atendimento ao Eleitor que, por meio do telefone 0800-6480148, irá sanar todas as dúvidas dos eleitores a respeito das Eleições 2010. O serviço traz neste ano a inovação da gratuidade da ligação para todo o estado, já que nos pleitos anteriores o usuário do 148 tinha que pagar o valor de uma chamada local.

A outra novidade, conforme a coordenadora da Central de Atendimento ao Eleitor, Márcia Mendonça Ruhland, é que primeiramente o cidadão será atendido por uma URA que irá direcioná-lo para a opção correspondente à sua dúvida específica.

"Enquanto o eleitor aguardar para falar com uma atendente, sempre haverá informações sobre as eleições, especialmente a respeito das novidades, como: a necessidade da apresentação do título acompanhado de um documento com foto, informações para quem irá votar em trânsito etc.".

Ela acrescentou que, durante o período de espera, o eleitor também será alertado que todas as informações que normalmente busca podem ser encontradas no site do TRESC.

"A Corregedoria Regional Eleitoral nos entregou uma cartilha e eu me reuni com a equipe repassando as principais informações contidas nela. Essa iniciativa é importante na medida em que costumamos receber muitos questionamentos acerca de propaganda eleitoral, além de reclamações e denúncias de irregularidades na campanha política. Portanto, estaremos aptos a informá-los sobre o que realmente é permitido e proibido", contou a coordenadora.

O usuário do 0800-6480148 poderá esclarecer as mais variadas dúvidas, como: de que forma retirar os formulários de justificativa; em que situações se deve pagar multa; como deve agir o eleitor que está no exterior no dia da eleição; os procedimentos no caso de perda do título ou de todos documentos; para quem o voto é obrigatório e para quem é facultativo; a ordem de votação dos candidatos; entre outras.

Serviço

Horário de Funcionamento da Central:

- 24 a 26/09 - das 8h às 20h
- 27 a 02/10 - das 8h às 22h
- 03/10 (dia das eleições) - das 7h às 17h

Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC
A partir de agora a Justiça Eleitoral conta com uma página em um dos sites mais acessados do mundo - o YouTube. Lá é possível assistir às sessões plenárias do Tribunal Superior Eleitoral, reportagens, programas produzidos pelo tribunal.http://agencia.tse.gov.br/sadAdmAgencia/noticiaSearch.do?acao=get&id=1331489&toAction=VIDEO_HOT_VIEW .....TSE disponibiliza ao eleitor simulador de votação na urna eletrônica

Como mais uma iniciativa para incentivar a participação dos eleitores brasileiros nas eleições gerais de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza em seu portal na internet um simulador de votação. O objetivo é mostrar ao eleitorado como é simples votar na urna eletrônica que será utilizada no pleito.

No endereço www.tse.jus.br/internet/eleicoes/simulacao2010.html, o eleitor tem acesso às instruções sobre como votar na urna eletrônica, tanto no candidato, quanto no partido. A página ainda informa sobre a opção do voto em branco.

Depois de ler as instruções, o eleitor pode fazer a simulação de voto na eleição nacional e no Distrito Federal. Ele terá de escolher os seus candidatos para os cargos de deputado estadual (ou distrital), deputado federal, senador (duas vagas), governador e presidente.

Justamente por ser um simulador, o sistema oferece ao usuário a opção de votar em candidatos de cinco legendas fictícias: o Partido das Formas Geométricas (PFG) - 91, o Partido das Frutas (PF) - 92, o Partido dos Animais (PA) - 93, o Partido dos Brinquedos (PB) - 94, e o Partido dos Esportes (PE) - 95.

O eleitor ainda pode fazer a simulação de voto em trânsito, isto é, fora do domicílio eleitoral no Brasil, e a simulação de voto no exterior..........Papel do presidente da República .....Papel dos deputados .....Papel do senador .......PAPEL DO GOVERNADOR....PAPEL DOS DEPUTADOS ESTADUAIS E MUNICIPAIS (DISTRITAIS) TRE ........voto consciente eleições 2010 .......(Wagner Marins) VOTO CONSCIENTE ........Trabalho sobre voto consciente .......PASSO-A-PASSO.Aqui você vai aprender a sequência correta de votação e a quantidade de dígitos para cada cargo no qual vai votar. Clique e veja como é fácil escolher os seus candidatos,Você vota primeiro em DEPUTADO ESTADUAL/ DISTRITAL. Para esse cargo são cinco dígitos. Após conferir o nome, a foto e o número do candidato, pressione "confirma" ou "corrige". A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado,O segundo voto é para DEPUTADO FEDERAL. Agora são quatro dígitos. Proceda da mesma maneira para confirmar ou corrigir. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.O terceiro e o quarto votos são para as duas vagas a SENADOR. São três dígitos. A novidade é que agora, ao digitar o número, aparecerão também as fotos e os dados dos suplentes. Atenção! Você deve votar em dois candidatos diferentes. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.O quinto voto é para GOVERNADOR. Ao digitar o número do seu candidato, a tela mostrará também os dados e a foto do candidato a vice na mesma chapa. Lembre-se: agora são somente dois dígitos. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.Por último, o voto é para PRESIDENTE. Também são dois dígitos e, da mesma forma, ao digitá-los aparecerão a imagem e os dados do candidato a vice. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.Para votar em BRANCO, pressione as teclas "branco" e depois "confirma". Se você desejar votar em branco para todos os cargos, deve repetir o procedimento um a um. A urna irá emitir um sinal sonoro quando o voto for confirmado.A votação está concluída. A urna emitirá um sinal sonoro mais longo e a tela exibirá a mensagem "FIM"Levar um>No Gerador de Cola, você insere os números dos candidatos nos quais pretende votar e imprime para levar no dia das eleições. Assim, você não corre o risco de errar na hora da votação.Caminho dos votos.Justiça Eleitoral conta com 17 mil seções para atender eleitores com deficiência em todo o país

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai disponibilizar 17.904 seções adaptadas para que 169.469 eleitores com deficiência possam exercer o direito de votar nas eleições marcadas para o próximo dia 3 de outubro. A garantia de acesso a todos, sem distinção de qualquer natureza, ao pleno exercício dos direitos sociais e individuais, entre eles o direito ao voto, está consagrada na Constituição Federal. TSE prorroga até 30 de setembro prazo para reimpressão de títulos eleitorais (Atualizada) .O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite de hoje prorrogar, até o próximo dia 30 de setembro, o prazo para que os eleitores possam obter uma nova via do título eleitoral. A data limite seria esta quinta-feira (23), mas atendendo a sugestões das Corregedorias Regionais Eleitorais, o prazo foi ampliado por mais uma semana.

O TSE acolheu proposta do corregedor-geral eleitoral e relator da matéria, ministro Aldir Passarinho Junior. Segundo o ministro, a Justiça Eleitoral pode proporcionar o aumento do prazo para que mais eleitores tirem essa segunda via do título, sem prejuízo dos demais trabalhos realizados pelos cartórios eleitorais. Exigência legal

A apresentação do título eleitoral e de um documento oficial com foto na hora da votação é uma novidade imposta pela Lei 12.034/2009 (minirreforma eleitoral), aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República em setembro do ano passado. Por isso, na hora em que o eleitor se dirigir à cabine de votação deverá apresentar os dois documentos.

São considerados como documentos oficiais carteira de identidade, carteira de identidade funcional, carteira de trabalho ou de habilitação com foto e passaporte. As certidões de nascimento ou casamento não serão aceitas como prova de identidade. VOTAÇÃO NO EXTERIOR

Área Responsável: Corregedoria-Geral Eleitoral (CGE)/TSE

Telefone: (61) 3316-3485

E-mail: cge@tse.gov.br

Fechar

Os cidadãos brasileiros residentes no exterior, maiores de dezoito anos, também devem cumprir suas obrigações eleitorais (alistamento e voto), salvo os maiores de setenta anos e os analfabetos. Os portadores de deficiência física ou mental que impossibilite ou torne extremamente oneroso o cumprimento das obrigações eleitorais poderão requerer a não-aplicação das sanções legais, na forma das Resoluções-TSE n os 20.717/2000 e 21.920/2004.

Aos que possuem domicílio eleitoral no exterior, o exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente da República.

Aqueles que, embora residindo no exterior, mantenham seu domicílio eleitoral em município brasileiro continuam obrigados a votar em todas as eleições, devendo, portanto, justificar suas ausências às urnas enquanto estiverem fora do País, a fim de permanecerem quites com a Justiça Eleitoral.

O Código Eleitoral prevê a criação de mesas de votação no exterior somente em locais que possuam ao menos 30 (trinta) eleitores inscritos, mas os eleitores com domicílio eleitoral fora do Brasil podem votar na mesa receptora de votos mais próxima, desde que localizada no mesmo país, de acordo com a comunicação que lhes for feita.

A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou missões diplomáticas em cada país.

As seções eleitorais para o primeiro e segundo turnos de votação serão organizadas até 60 (sessenta) dias antes da eleição e funcionarão nas sedes das embaixadas, em repartições consulares ou em locais em que existam serviços do governo brasileiro. Excepcionalmente, o Tribunal Superior Eleitoral poderá autorizar a abertura de seção eleitoral fora de tais locais.
Disque-Eleitor

O eleitor que tiver dúvidas sobre algum assunto relacionado às eleições poderá esclarecê-las e solicitar informações diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado, por meio do telefone ou via e-mail ou pela Central do Eleitor do TSE. Eleitor do Futuro.É importante a participação no processo eleitoral. Mesmo que não estejam diretamente envolvidas, crianças e adolescentes são interlocutores privilegiados na cartilha Projeto Eleitor do Futuro. Elaborada por uma Comissão Nacional (EJE/TSE, TREs de RR, MT, MS e DF, Instituto Ayrton Senna e UNICEF), essa cartilha auxilia multiplicadores com sugestões de dinâmicas, oficinas e jogos pedagógicos, com o objetivo de fortalecer a cidadania. http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaSituacaoNome.htm#.......Direitos humanos 'Voto' - Vote consciente.confio em vc.

4 comentários:

  1. Gente: Eleição é coisa séria! Tem muitas pessoas ainda levando na brincadeira! Mais uma vez eu chego até você e peço encarecidamente que não deixe o nosso querido país, Brasil, cair em mãos erradas.Você, eleitor, só deve votar, dar uma nova chance, para pessoas assim, se o candidato for excepcionalmente bom, o que, venhamos, é muito difícil de achar. A pergunta que você, eleitor, deve ter antes e na hora de votar é: O que o meu candidato já fez de bom, para o coletivo, para o país, estado ou cidade, não para mim, individualmente.Então, a pergunta é: O que essa pessoa já fez e não o que ela poderá fazer. É comum nessa época todos prometerem coisas que jamais vão poder cumprir. Pense nisso! Vamos supor que você fosse o dono de uma empresa. Quais as perguntas que você faria a um pretenso candidato à uma vaga? Qual a experiência anterior dele, o que ele fez de relevante para merecer o cargo, ele deve ter a ficha limpa, não deve ter antecedentes criminais, você deve ter certeza de que ele não vai sujar o nome de sua empresa, que realmente ele vai trabalhar com afinco na sua empresa.O que ele já fez nos dá uma pequena amostra do que ele poderá fazer, aí sim. Lembre-se, a sua, a minha, a nossa empresa é o Brasil, devemos ter muito bons empregados, colaboradores. Não admita qualquer traste oportunista em sua empresa. Vote consciente. Pesquise o que ele já fez pense por você, não por seu amigo, amiga ou pessoa da família nem pelo carro de propaganda que passa defronte a sua casa, nem ao outdoor. Pense por você! Boa eleição!Parabéns ao TSE! Amigos e amigas! As eleições estão aí. Cuidado! Com as mentiras dos corruptos, da mesmice de sempre! Até quando vamos continuar sendo lacaios de "Barões de Araruna"? Pense nisso e vote consciente! Pegue seu possível candidato na mentira e mude se for o caso!Pense por você! Boa eleição!

    ResponderExcluir
  2. Olá Laura. Muito interessante esta postagem sobre eleição, parabéns pelo seu blog, pois você exerce uma funçao social muito importante que é levar informação e conhecimento para as pessoas. Continue sempre assim. Obrigada pela visitinha em meu blog e por me seguir, vou te seguir também. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Laura, obrigado por passar e seguir-me em meu blog, como sou da turma do Gentileza gera gentileza sigo-te também só que não vi seu comentário lá.
    Não sou muito chegado a obrigatoriedade do voto, por isso me omito nos comentários sobre a matéria.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Querido amiguxo Lu. amei seu Blog. gosto de estar por dentro e aprender.Muito interessante o video e a materia de Raquel de queiros. Eleições.vc esta de parabens. vou voltar sempre. e obrigada por me seguir beijinhos no coração.olha eu tento deixar comentarios mas nunca acerto por email

    ResponderExcluir