Minha lista de blogs

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alimentos-chave ajudam a acabar com os sintomas da TPM

Alimentos-chave ajudam a acabar com os sintomas da TPM.Lentilha, linhaça e quinoa estão entre os grãos que podem ajudar a amenizar o mal-estar. O azeite é bom para combater o inchaço. Duas bananas por dia ajudam a controlar o desnível emocional. .Alimentação correta e atividade física podem reduzir os sintomas da TPM.. TPM, qual mulher nunca teve? “Eu sinto raiva de deus e o mundo. Não quero conversar com ninguém, não me provoca”, diz a mulher.

Segundo os médicos, os sintomas da TPM podem aparecer 15 dias antes da menstruação, mas o mais comum é uma semana antes.

A TPM tem a ver com as alterações hormonais. A produção de estrogênio diminui, levando à irritações, alterações de humor e à depressão. Nessa fase também a mulher começa a produzir progesterona, hormônio que pode provocar retenção de líquidos. Aparecem os inchaços, dores nos seios e na cabeça.

Até 80% das mulheres vão ter em algum momento, algum tipo de sintoma, mas sintomas mais graves, chegando a afetar a vida dela, o relacionamento dela na família, em torno de 10% das mulheres.

“É muito claro na literatura médica que o exercício físico ajuda demais a melhorar os sintomas de TPM, porque libera mais endorfina. A pessoa tendo atividade física regular, ela costuma ter uma tensão pré-menstrual muito mais branda, ou passa muito melhor por esse período”, explica Juraci Ghiarone, ginecologista.

Os nutricionais dizem que alguns alimentos podem aliviar esses sintomas: algumas frutas, cereais e grãos como a lentilha, a linhaça e a quinua podem ser poderosos contra a TPM. Para dar certo a dieta tem que começar pelo menos dez dias antes da menstruação.

Nesse período a nutricionista Carolina recomenda comer diariamente uma colher de sopa cheia de cereais e grãos e abusar do tofu, o queijo de soja. Alimentos que podem ajudar a diminuir a ansiedade e os sintomas da depressão.

Já o azeite é bom para combater os inchaços. O ideal é comer uma colher de sobremesa em cada refeição. O chá de cavalinha também evita a retenção de líquido. São três xícaras: de manhã, de tarde e de noite.

Duas bananas por dia podem ser um santo remédio para controlar aquela vontade de chorar sem motivo e duas maças podem tirar o desejo quase irresistível de comer doces. Mal que também atinge as mulheres com TPM. “Com certeza comendo direitinho, a gente vai ter menos mau humor e os homens vão ficar mais felizes com a gente também”, garante Carolina Ribeiro, nutricionista.Happy Hour - TPM.......Homens também sofrem com efeitos da TPM das mulheres.......O exercício físico melhora os efeitos da TPM, mas algumas mulheres precisam usar medicamentos. Veja as dicas de uma especialista para a TPM não virar um problema....Regular a alimentação durante a TPM pode minimizar os sintomas...De acordo com especialistas, as mulheres passam, em média, 2,8 mil dias de tensão pré-menstrual. Isto equivale a quase oito anos. Se for bem direcionada, a energia pode ajudar a melhorar o trabalho.A TPM pode ter um lado positivo.......A primeira TPM elas nunca esquecem!...Dr Luís Fernando fala dos sintomas da TPM......Médicos já identificaram mais de 150 sintomas relacionados à TPM, e 5 a 10% das mulheres brasileiras apresentam um quadro mais grave deles. Nessa hora, o melhor é buscar atendimento médico...

Nenhum comentário:

Postar um comentário