Minha lista de blogs

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Conheça os benefícios do abacate A fruta combate o colesterol ruim, protege o coração e ao contrário do que muita gente pensa, pode ajudar a emagrece

O abacateiro era visto como um vilão das dietas, devido aos altos índices de gordura. Novos estudos apontam que que a fruta, além de auxiliar no emagrecimento, reduz a celulite e ainda melhora a pele.
Conheça os benefícios do abacate
A fruta combate o colesterol ruim, protege o coração e ao contrário do que muita gente pensa, pode ajudar a emagrecer.
Escolha da fruta

Nos tipos manteiga e margarida, prefira o abacate maior, isto indica que ele foi colhido na hora certa. A casca deve ser firme e sem manchas e para saber se a fruta está madura, aperte levemente, bem próximo ao cabinho. No ponto de consumo a textura é mais macia. “Conforme o fruto vai amadurecendo, a casca já vai ficando amarela”, explica Joaquim Oscar Alvarenga, engenheiro agrônomo.

Já o tipo menor, o avocado “quando está numa coloração mais escura, está bem macio, então se amadurecer mais não é bom levar pra casa”, lembra o agrônomo.

Para acelerar o amadurecimento embrulhe o abacate num papel. “De três a quatro dias ele já está no ponto de consumo. Quanto mais elevada a temperatura, mais rápido o amadurecimento das frutas”.

Conservação

Inteiro e um pouco maduro, o abacate pode ser guardado na geladeira por até três semanas. Caso já tenha partido a fruta, alguns truques ajudam na conservação. Um deles é guardar a metade com o caroço. “O caroço só previne a oxidação da área interna que está em contato com ele. A parte de fora fica propícia a oxidação, por isso uma dica é passar um pouquinho de manteiga nessa parte. Assim, ele só pode ficar na geladeira de um dia para o outro. No momento de servir, retire o excesso de manteiga com o papel toalha. Se preferir, cubra com uma camada grossa de farinha de rosca, ao invés da manteiga”, explica Carol Haddad, chefe de cozinha.

Consumo

Além de vitaminas o abacate pode virar sobremesa. Faça cremes misturando frutas, como abacate com maça, morango e iogurte natural. Vira um picolé irresistível até para as crianças. Bata no liquidificador, coloque em forminhas e leve para o congelador.

Receita de Guacamole (serve três pessoas)

Ingredientes:

- meio abacate grande
- um tomate grande picado
- meia cebola roxa pequena picada
- três dentes de alho picado
- uma xícara de vinagre
- suco de um limão
- molho de pimenta ou pimenta dedo de moça a gosto

O limão não deixa o abacate escurecer por mais ou menos duas horas.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes e bata rapidamente no liquidificador.
É só servir com torrada, saladas ou batatas assadas.

Benefícios

O ideal é comer só ¼ da fruta por semana, cerca de 100 gramas, que contém 162 calorias.

- diminuir o risco de doenças do coração: por ser rico em gordura monoinsaturada, o abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que pode entupir as artérias. Ao mesmo tempo, a fruta mantém bons os níveis do colesterol bom (HDL).

- ajuda a emagrecer: suas fibras solúveis impedem a absorção de gordura e de colesterol ruim de outros alimentos.

- previne o envelhecimento: tem substâncias anti-oxidantes

- previne e ameniza a celulite: tem função anti-inflamatória. A celulite é uma inflação do tecido de gordura. Da mesma forma a acne, que é uma inflação dos poros da pele.Uma hora de treino intenso no tatame e os atletas chegam a eliminar 700 calorias. Além da perda de energia, eles também sofrem desgastes nos músculos, ossos e articulações. A reposição é feita com vitamina de abacate.

"A recuperação do treinamento se torna um pouco mais rápida e como fonte de energia também é muito bom", diz Fábio Aranha, atleta.

"Introduzindo o abacate eu não sinto essa fome e eu tenho energia o dia todo", comenta Audrey Fais, atleta.

A recomendação aos atletas de karatê foi dada pelo pesquisador da faculdade de engenharia de alimentos da Unicamp que estuda as propriedades terapêuticas do abacate há 10 anos.

Segundo ele, além das vitaminas e minerais, a fruta tem o dobro de potássio encontrado na banana. É uma das maiores fontes de glutationa, um poderoso antioxidante com ação anticancerígena.

Edson Credídio explica ainda que o abacate ajuda a prevenir o reumatismo, evita doenças degenerativas e reduz os níveis de açúcar no sangue.

O pesquisador estudou o comportamento de 70 policiais militares que passaram a consumir duas vezes por dia 200 gramas de abacate, sem alterar o restante da alimentação. Depois de dois meses, 99% apresentaram resultados positivos.

"Ele abaixa o colesterol total, LDL, VLDL, triclicérides e aumenta o colesterol bom. Reduz significativamente doença cardiovasculares”, explica Edson Credídio, nutrólogo – Unicamp.

Para conseguir os benefícios é fundamental acrescentar o abacate em uma dieta equilibrada. Não adianta substituir as refeições por porções da fruta. Os efeitos no controle do diabetes, colesterol e prevenção do reumatismo, de acordo com o médico, podem ser verificados depois de dois ou três meses de consumo diário, mas um alerta: como o abacate é muito calórico não devemos comer mais que três colheres por dia.

"Bata o abacate sempre com leite desnatado porque tem mais cálcio, com uma colher de açúcar. O ideal seria manter como lanche e o que é importante no alimento funcional é a continuidade, não adianta usar esporadicamente, tem que usar diariamente", alerta o nutrólogo. O alimento ajuda a reduzir o nível do açúcar no sangue. Segundo um especialista, a fruta tem o dobro de potássio encontrado na banana. Ele afirma ainda que o abacate ajuda a prevenir algumas doenças. Aprenda a receita deste sorvete saudável e refrescante para enfrentar o calor. Você pode fazer esse doce como picolé ou como sorvete cremoso.

3 comentários:

  1. AMIGA, Que MÁXIMO o seu blog, adorei as informações, e vou adorar também receber a sua visita em meu blog, pode ser? eijooos!

    ResponderExcluir
  2. obrigada meus amiguxos. amo vcs beijinhos no coração.

    ResponderExcluir