Minha lista de blogs

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Físico x emoção Como a bioterapia e odontologia emocional podem ajudá-lo?



Físico x emoção..Equilibrando as energias

Como a bioterapia e odontologia emocional podem ajudá-lo?Dizem que o olho é a janela da alma, assim podemos dizer que a boca é a porta da saúde física e emocional. Não acredita? Então você precisa conhecer a bioterapia-odontologia emocional, que trabalha com a relação cavidade bucal e emoções.

De acordo com a especialista em odontologia emocional e bioterapia, Miriam Zelikowski, a saliva tem função primordial na defesa e no equilíbrio das bactérias que compõem a flora bucal. "É um exército que disciplina a defesa orgânica. Quando fazemos a higiene bucal, a placa bacteriana é eliminada com o alimento que adere aos dentes. No entanto, a estabilidade da flora é mantida por conta da saliva", explica.

Acidez bucal

"A saliva contribui ainda com a digestão. E é nesta fase que entra o emocional: estresse, ansiedade, preocupações, inseguranças, não aceitação de uma situação na vida. Essas emoções e fatores provocam maior acidez na boca e, assim, causam formações de tártaro sem motivo aparente, hálito alterado, excesso salivar ou sensação de boca seca". Nestes casos, deve-se evitar, por algum tempo, alimentos que aumentem a acidez, como, por exemplo, abacaxi, uva, refrigerantes, tomate. "Deve-se usar pastas dentais que contenham bicarbonato de sódio e também não deixar de se alimentar por muitas horas, pois o estômago produz ácido clorídico quando está em jejum prolongado", ressalta Miriam.

No campo emocional, a reincidência destes casos corresponde a um comportamento repetitivo de uma situação. "A acidez bucal é reflexo de uma falta de aceitação. A pessoa deve enfrentar, resolver e escolher o caminho para que a segurança não seja apenas um momento e sim um rumo certo. Portanto cuidado com a acidez, trabalhe sua alegria interior mesmo que o dia esteja nublado. Você está pronto para atuar, resolver e mostrar um sorriso", completa.

Desgastes na mordida, fraturas e quebras dentais

Fraturas dentais, desgastes na mordida e constantes quebras de restaurações dentais demonstram uma pessoa com dificuldades em tomar posição ou se colocar frente a uma situação. "Muitas vezes a pessoa não pode mudar o mundo ou aquilo que a cerca, mas, então, ela deve encarar aquela situação como um aprendizado. Aceitar não é concordar com tudo, mas analisar o fato de outro ângulo e transformar a situação ruim em algo que produtivo e real, sem desgastes, sem prejudicar ninguém. É o livre arbítrio de encontrar a saída certa pela porta certa, com calma você perceberá qual é a porta", afirma a especialista.

Falta de osso

Casos de osteoporose e falta de suporte ósseo na cavidade bucal envolve a insegurança na vida e a falta de confiança em si. "A falta de fé colabora com a perda óssea, por isso, não permita que o seu pensamento e a sua palavra tragam forças que afastem você da confiança. Tudo na vida acontece pois existe um motivo, então trabalhe sua vontade para enaltecer sua auto-estima e se ligue a natureza que é beleza, alegria e equilíbrio", garante Miriam.

Mastigação

A mastigação sem pressa é tão fundamental para a digestão e metabolismo do corpo quanto a respiração é para a vida. "Por isso, mastigue apreciando o sabor, use a língua para levar o alimento para o lado direito e depois lado esquerdo, em seguida, para o céu da boca e enfim engula. Esta sistemática equilibra a mordida, trabalha os músculos e contribui para digestão e nutrição", explica.

Sangramentos

Sangramentos nas gengivas são decorrentes de placa bacteriana, mas também de quadros íntimos de emoções, como estresso e perda de alegria. "Aborrecimentos e falta de entusiasmo na vida podem provocar sangramentos leves ou de maior incidência. Seja alguém que tem prazer em viver e não alguém em que a vida cobra os segundos perdidos. Alcance seu tempo no momento atual, não permita que o futuro o domine, seja responsável hoje e o futuro será certo".

"Viva, desfrute, caminhe e saiba que a face e a cavidade bucal são integrantes de um ser completo que precisa ser bem tratado e bem reconhecido como um espelho iluminado",

Um comentário:

  1. Muito prazer em conhecê-la, é uma satisfação encontrar meu texto em um blog como este, pois a saúde física depende da relação emocional com a vida em todos os níveis, um grande abraço e felicidades a você e sua família, inclusive o gato, pois animais são nossos irmãos de alma e de coração, são elos de valor inestimável e merecem todo o nosso respeito e consideração.
    Miriam Zelikowski.
    odontologia emocional
    Mestre em Bioterapia Magnética.

    ResponderExcluir